Formação

Dogmas da Igreja: Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada

Escrito por Letícia Dias

07 MAR 2024 - 10H23 (Atualizada em 07 MAR 2024 - 10H50)

Mimma Key/shutterstock

Na Igreja Católica há 43 dogmas, conhecidos também como verdades de fé. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?

Trilhamos um caminho formativo acerca dos dogmas com afirmações sobre Jesus Cristo e agora trataremos dos 3 dogmas sobre a criação do mundo.

Hoje ficaremos no primeiro: Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada.

A Igreja Católica afirma que Deus é o criador de tudo, do universo e de tudo o que nele há, a partir do nada, ou seja, sem a necessidade de matéria preexistente.

“’No princípio, Deus criou o céu e a terra’ (Gn 1, 1). É com estas palavras solenes que começa a Sagrada Escritura. E o Símbolo da fé retoma-as, confessando a Deus, Pai todo-poderoso, como «Criador do céu e da terra», «de todas as coisas, visíveis e invisíveis». Vamos, portanto, falar primeiro do Criador, depois da sua criação…” (Catecismo da Igreja, 279)

Além disso, o Catecismo da Igreja ensina que nós seres humanos fomos os únicos criados à imagem e semelhança de Deus e somos queridos por Ele. “O Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente” (Gn 2,7).

Mas, e o Big Bang?

A Igreja não contradiz o Big Bang, como muitos podem pensa, pelo contrário afirma que faz parte da ação criadora de Deus.

O Papa Francisco disse em um de seus discursos, no início de seu pontificado, que corremos o risco de imaginar o Criador como um mago com uma varinha mágica, no entanto, as coisas não são bem assim.

“Ele criou os seres e deixou que se desenvolvessem segundo as leis internas que Ele mesmo inscreveu em cada um, para que progredissem e chegassem à própria plenitude […] E assim a criação foi em frente por séculos e milênios, até se tornar aquela que hoje conhecemos, precisamente porque Deus não é um demiurgo nem um mago, mas o Criador que dá a existência a todos os seres. […]

O Big Bang, que hoje se põe na origem do mundo, não contradiz a intervenção criadora divina, mas exige-a. A evolução na natureza não se opõe à noção de Criação, porque a evolução pressupõe a criação dos seres que evoluem.”, falou o Santo Padre.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...