Ao encontrar Mateus, Jesus não o chama porque ele era uma pessoa desocupada e perfeita.
O próprio texto do Evangelho de Mateus indica que ele trabalhava como coletor de impostos, mas Jesus o encontra e o chama em seu expediente de trabalho.
Leia MaisApóstolo Mateus: Ousadia em perder tudo para ganhar tudo3 ensinamentos do Apóstolo Mateus para o diálogo inter-religioso
“Saindo dali, Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado à banca de impostos e disse-lhe: 'Segue-me!' Ele se levantou e o seguiu.” (Mt 9,9).
Repare então que Mateus não foi chamado por Jesus porque estava à toa, sem tem o que fazer. Contudo, a partir deste encontro com o Senhor, ele deixa tudo, o trabalho e a vida que levava para segui-Lo.

Em dois trechos dos Evangelhos, também encontramos afirmações sobre Mateus.
1. Renúncia — “Depois disso, Jesus saiu e notou um publicano, que se chamava Levi, sentado junto à banca de impostos, e lhe disse: 'Segue-me'. Deixando tudo, este se levantou e o seguiu.” (Lc 5,28)
2. Organizou uma refeição, onde Jesus estava presente — “Estando Jesus à mesa na casa dele, muitos publicanos e pecadores tomaram lugar com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos deles que o seguiam.” (Mc 2,15‐17).
Entenda que os cobradores de impostos possuíam uma ocupação que não era bem vista pelos judeus. Nesse sentido, os fariseus criticavam Jesus por sua atitude de estar com “os pecadores”.
Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Bispo de Itapetininga (SP), explicou que Jesus olha para Mateus com amor e misericórdia.
“Jesus não discrimina ninguém, não rejeita, não exclui ninguém, não admite preconceitos, rompe barreiras. Então, chama aquele cobrador de imposto que estava ali sentado. Ele toma a iniciativa, Jesus olha com amor e o seu olhar chama tanta a atenção e desperta o amor no coração daquele homem”, disse.
O Bispo destacou que a expressão “segue-me” é dirigida a todos nós, pois Jesus também nos olha com amor, ternura e misericórdia.
“Seguir é acolher sua proposta de amor, servir e caminha com ele, assumindo serviço e ministérios na Igreja”, afirmou.
:: Acesse a12.com/deusconosco e leia o Evangelho de hoje. Confira também outros conteúdos em a12.com/formação.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.