Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

A semente de maçã

Certa vez, na antiguidade, um homem foi surpreendido roubando alimentos em um mercado, e por isso foi condenado à forca. Até o dia da execução, o condenado foi encerrado em uma masmorra escura.

No dia da execução, os guardas conduziram-no até o cadafalso e lhe perguntaram se gostaria de dizer algo antes de morrer. Ele disse:

“Diga ao rei que tenho algo muito valioso que recebi de presente de meu pai, que havia ganhado de meu avô. É uma semente de maçã que, se plantada, em um dia é capaz de tornar-se uma árvore robusta e produzir saborosas maçãs. Dá-me pena que algo tão especial vá comigo para o túmulo. Sendo assim, quero presentear o rei com a semente”.

Uma vez informado, o rei consentiu em receber o prisioneiro. Depois de escutá-lo, deu-lhe consentimento para que plantasse a semente mágica antes de ser enforcado. Mas o réu explicou:

“Acontece que a semente só pode ser plantada por alguém que nunca tenha roubado nem sido desonesto. Isso me exclui”.

O rei convocou seu primeiro ministro para plantar a semente. Mas este, envergonhado, admitiu que uma vez se apropriara de algo que não era seu.

O rei mandou chamar seu tesoureiro. Este ficou vermelho ao confessar que algumas vezes não havia lidado honestamente com as contas do reino. “Em minha opinião, majestade, vós é que devíeis plantar a semente”, sugeriu o tesoureiro.

Como os ministros, também o rei sentiu o sangue subir à cabeça. Lembrou-se das vezes que tinha sido infiel à rainha, sua esposa. Por isso lhes anunciou, cabisbaixo, que também ele não poderia plantar a semente.

“Os senhores são as pessoas mais poderosas do reino”, disse o prisioneiro. “No entanto, nenhum está livre do erro. E eu, um faminto que roubei um pouco de comida, devo enfrentar a forca?” E o rei libertou aquele pobre ladrão.

“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” (Jo 8,1-11).

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...