Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

Irmã Adelaide Molinari

Irmã Adelaide nasceu em Garibaldi, RS, mas trabalha na cidade Curionópolis, no Pará, que pertence à diocese de Marabá. Seu trabalho principal era dar catequese para crianças e jovens. Cuidava também de vários clubes de mães da região. Muito simpática, era a alegria da juventude e das crianças.

Isso foi suficiente para provocar o ódio dos grileiros. Um dia, ela estava na rodoviária de Eldorado dos Carajás, esperando o ônibus, ao lado do presidente do sindicato rural da cidade, Arnaldo Delcídio Ferreira e, como sempre, rodeada de crianças e adolescentes. Arnaldo era alvo de ameaças de vários grileiros e fazendeiros da região.

Um pistoleiro atirou a queima roupa em Arnaldo. A bala atravessou seu tórax e atingiu o pescoço da Irmã, que não resistiu ao ferimento e veio a falecer. Arnaldo foi socorrido e se recuperou. Isso aconteceu dia 14/04/1985. Irmã Adelaide tinha 47 anos de idade.

Logo que seus pais souberam, viajaram do Rio Grande do Sul até o Pará, a fim de participar do enterro. Na Missa de corpo presente, sua mãe, Dona Cecília, disse:

“Nossa filha sempre desejou trabalhar com os pobres. E nós sempre a apoiamos. Estamos chorando diante desta tragédia, que ainda é difícil de acreditar. Mas o que ela fazia é o que todos nós devemos fazer”.

Todos bateram palmas para a filha e a mãe. A atitude de Dona Cecília foi parecida com a de Maria Santíssima ao pé da cruz do seu Filho.

O fato é mais uma prova de que o sangue dos mártires continua fecundando o nosso chão eclesial. Quando assumimos com ousadia profética a missão de anunciar a Boa Nova da vida e da liberdade aos pobres, somos, de uma forma ou de outra, perseguidos.

Vamos pedir a Deus que nos mande muitas vocações como as da Irmã Adelaide e de Dona Cecília. Que muitos rapazes e moças, impulsionados pelo amor a Cristo, se deixem tocar pelo fascínio de abandonar a sua terra e ir em socorro dos excluídos.

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...