Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam) Em Histórias de Vida

O esquilo e a águia

Havia, certa vez, um esquilo e uma águia que eram grandes amigos. Eles prometeram nunca se negarem, o que quer que fosse.

 

Um dia, o esquilo chamou o seu filho e disse: “Vá dizer à águia que eu preciso de uma pena para fazer uma flecha”. O esquilinho partiu em busca da águia.

 

Pelo caminho, encontrou uma onça que, ao saber, lhe disse: “Não foi esse o recado. Eu estava perto e ouvi. O que seu pai pediu foi todas as penas da águia”.

 

O esquilinho acreditou e, quando encontrou a águia, comunicou que o pai precisava de todas as suas penas.

 

A águia ficou admirada, pois o esquilo sabia que isso ia doer-lhe muito. Mas, como o amigo precisava delas, as daria com amor. Pediu ajuda ao esquilinho, arrancou todas as penas e mandou-as ao esquilo amigo.

 

Este ficou admirado ao ver tantas penas e comoveu-se ao pensar no sacrifício que a águia tinha feito por ele.

 

Passado algum tempo, a águia precisou de um pelo do esquilo para limpar os ouvidos, e pediu à sua filha para ir buscá-lo.

 

Pelo caminho, a aguiazinha encontrou-se com a onça que, ao saber, lhe disse: “Não! Eu ouvi tudo. O que a sua mãe pediu foi que o esquilo lhe dê todos os seus pelos”.

 

Quando a aguiazinha chegou à casa do esquilo e lhe disse que sua mãe precisava de todos os seus pelos, o esquilo arrancou-os um a um e mandou. A águia admirou-se, mas ficou feliz por ver quanto o esquilo a amava.

 

Tempos mais tarde, o esquilo e a águia se encontraram. Quando perceberam que os filhos os tinham enganado, deram uma bronca neles e proibiram-nos de voltar a falar com a onça. Mas, no fundo, tanto a águia como o esquilo estavam felizes, pois tinham dado um ao outro uma prova de muito amor.

 

O amor nos leva a doar tudo ao outro.

 

“Amigo fiel é poderosa proteção. Quem o encontrou, encontrou um tesouro. Ao amigo fiel não há nada que se compare, pois nada equivale ao bem que ele é. Amigo fiel é bálsamo na vida. Os que temem o Senhor vão encontrá-lo. Quem teme o Senhor, orienta bem sua amizade: Como ele é, tal será o seu amigo” (Eclo 6,14-17).

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...