Por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R Em Histórias de Vida

O otimismo é uma virtude

Havia, certa vez, dois irmãos. Um era otimista, vivia sempre alegre. Já o outro era pessimista, passava o dia cabisbaixo, triste, vendo defeito em tudo.

Quando chegou perto do Natal, o pai chamou ambos e quis saber o que cada um queria de presente. O otimista foi logo pedindo um cavalo para passear com os amigos. O pessimista pediu uma bicicleta.

Quando chegou a véspera do Natal, o pai trouxe a bicicleta, mas, como ainda não havia encontrado um cavalo bom, trouxe um cabresto.

Quando entregou a bicicleta ao pessimista, este lamentou dizendo:

- Eu não sei bem se queria mesmo esta bicicleta. Tenho de cuidar dela, estar sempre atento para que ninguém a roube e, além disso, eu posso cair e me machucar.

Já o otimista, ao receber do pai o cabresto, saiu pulando de alegria, sem nem esperar o pai explicar que ainda não conseguira comprar o animal.

Quanto mais perto de Deus uma pessoa está, mais alegre ela é. O contrário também é certo: Quanto mais longe de Deus, mais triste. Até na hora do sofrimento, Deus nos chama a ser alegres: “Considerai uma grande alegria, meus irmãos, quando tiverdes de passar por diversas provações” (Tg 1,2).

“Irmãos, estai sempre alegres” (1Ts 5,16). “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos. Seja a vossa alegria conhecida de todos... Não vos preocupeis com coisa alguma, mas em toda ocasião apresentai a Deus os vossos pedidos em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças” (Fl 4,4-7).

Escrito por
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R

Mais conhecido como Padre Queiróz (in memoriam) recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Queiróz, C.Ss.R., em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.