Neste dia 16 de novembro, a Igreja celebra Santa Gertrudes, que é considerada uma das grandes místicas da Igreja. Ser místico ou mística é ser alguém que vive profundamente a sua fé e manifesta isso em um caminho de santidade.
Em sua vida, Santa Gertrudes viveu um momento de conversão, como todos nós somos convidados a vivenciar em nossa caminhada cristã. Alguns vivem de uma forma mais intensa, como aconteceu com esta santa. Vamos conhecer como foi a conversão de Santa Gertrudes e como isso pode nos ajudar em nossa caminhada de fé.
Gertrudes vivia em um mosteiro; aliás, desde os cinco anos, como era comum naquela época. Ela era uma jovem extraordinária e possuía um grande dom para os estudos. Estudava muito, especialmente literatura, música, canto, entre outros temas humanísticos. Assim, ela viveu por muitos anos.
Quando tinha seus 24 anos, era o ano de 1280, Gertrudes começou a sentir desgosto por tudo, e certa vaidade. Naquele momento, ela teve uma visão que mudaria radicalmente a sua vida. Gertrudes ouve em seu íntimo: "Eu vim para te consolar e trazer a salvação".
A frase fez tanto efeito no coração dessa jovem que ela mudou totalmente o rumo dos seus estudos. Das áreas humanas, ela passou a estudar as Escrituras e aprofundar a Teologia, e começou a escrever tratados espirituais.
O papa emérito Bento XVI, sobre este acontecimento na vida da santa, disse que ela passou a intensificar a sua rotina de oração, especialmente a partir dos tempos litúrgicos da Igreja:
"A partir daquele momento, a sua vida de íntima comunhão com o Senhor intensifica-se, sobretudo nos tempos litúrgicos mais significativos — Advento-Natal, Quaresma-Páscoa".
O que ocorreu com Gertrudes tem uma mensagem que cai muito bem neste momento em que estamos para celebrar o Tempo do Advento, ou seja, esses quatro domingos que antecedem o Natal.
Leia MaisA conversão de São Paulo: a surpresa de Deus, a crise e a rendiçãoSão Geraldo e a história de conversão de um ladrãoContinuando, o Papa diz ainda que Gertrudes adquiriu o dom de descrever "com imagens, símbolos e termos mais simples e lineares, mais realistas, com referências mais diretas à Bíblia, aos Padres e ao mundo beneditino". Gertrudes passou a usar seus dons para enriquecer a Igreja.
A biógrafa de Santa Gertrudes escreve que ela passa “das coisas externas para a vida interior e das ocupações terrenas para o amor das realidades espirituais” (cf. Le Rivelazioni; citação na homilia do Papa emérito Bento XVI, 6 de outubro de 2010).
“De gramática, torna-se teóloga, com a leitura incansável e atenta de todos os livros sagrados que podia ter ou encontrar. Enchia o seu coração com as frases mais úteis e dóceis da Sagrada Escritura. Por isso, tinha sempre pronta alguma palavra inspirada e de edificação com a qual satisfazer quem ia consultá-la e, ao mesmo tempo, os textos das Escrituras mais adequados para rejeitar qualquer opinião errada e fechar a boca aos seus opositores”. (Le Rivelazioni, 1994)
Santa Gertrudes deixou inúmeras contribuições para a Igreja após a sua conversão, no entanto, o material pouco foi preservado do mosteiro em que vivia, em Hefta.
Esta grande santa e mística morreu aos 46 anos, no dia 17 de novembro de 1301 ou 1302. Em um dos seus exercícios para a morte, deixou uma forte mensagem:
“Ó Jesus, Tu que me és imensamente querido, está sempre comigo, para que o meu coração permaneça contigo e o teu amor persevere comigo, sem possibilidade de separação, e o meu trânsito seja abençoado por ti, de tal modo que o meu espírito, livre dos vínculos da carne, possa encontrar repouso imediatamente em ti. Amém!”.
Santa Gertrudes ainda é conhecida por uma oração que ela recebeu em uma de sua visões, que roga pelas almas do purgatório e por ser uma das primeiras a ter experiências místicas com o Sagrado Coração, antes mesmo de Santa Margarida Alacoque.
Uma pergunta final pode nos ajudar a compreender a vida desta santa: como estamos vivendo a nossa conversão a Deus? Estamos dando o devido tempo para Jesus em nossas vidas?
Santa Gertrudes, rogai por nós!
Como celebrar o Mês da Bíblia em sua comunidade
Quer saber como aproveitar o Mês da Bíblia para engajar sua comunidade? Veja dicas para participar de missas, organizar palestras e promover celebrações especiais. Saiba mais.
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, destacando sua aplicação na comunicação. Saiba mais.
Conheça o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Jundiaí (SP)
Saiba mais desta Igreja no interior de São Paulo, com a forte devoção mariana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.