Neste dia 16 de novembro, a Igreja celebra Santa Gertrudes, que é considerada uma das grandes místicas da Igreja. Ser místico ou mística é ser alguém que vive profundamente a sua fé e manifesta isso em um caminho de santidade.
Em sua vida, Santa Gertrudes viveu um momento de conversão, como todos nós somos convidados a vivenciar em nossa caminhada cristã. Alguns vivem de uma forma mais intensa, como aconteceu com esta santa. Vamos conhecer como foi a conversão de Santa Gertrudes e como isso pode nos ajudar em nossa caminhada de fé.
Gertrudes vivia em um mosteiro; aliás, desde os cinco anos, como era comum naquela época. Ela era uma jovem extraordinária e possuía um grande dom para os estudos. Estudava muito, especialmente literatura, música, canto, entre outros temas humanísticos. Assim, ela viveu por muitos anos.
Quando tinha seus 24 anos, era o ano de 1280, Gertrudes começou a sentir desgosto por tudo, e certa vaidade. Naquele momento, ela teve uma visão que mudaria radicalmente a sua vida. Gertrudes ouve em seu íntimo: "Eu vim para te consolar e trazer a salvação".
A frase fez tanto efeito no coração dessa jovem que ela mudou totalmente o rumo dos seus estudos. Das áreas humanas, ela passou a estudar as Escrituras e aprofundar a Teologia, e começou a escrever tratados espirituais.
O papa emérito Bento XVI, sobre este acontecimento na vida da santa, disse que ela passou a intensificar a sua rotina de oração, especialmente a partir dos tempos litúrgicos da Igreja:
"A partir daquele momento, a sua vida de íntima comunhão com o Senhor intensifica-se, sobretudo nos tempos litúrgicos mais significativos — Advento-Natal, Quaresma-Páscoa".
O que ocorreu com Gertrudes tem uma mensagem que cai muito bem neste momento em que estamos para celebrar o Tempo do Advento, ou seja, esses quatro domingos que antecedem o Natal.
Leia MaisA conversão de São Paulo: a surpresa de Deus, a crise e a rendiçãoSão Geraldo e a história de conversão de um ladrãoContinuando, o Papa diz ainda que Gertrudes adquiriu o dom de descrever "com imagens, símbolos e termos mais simples e lineares, mais realistas, com referências mais diretas à Bíblia, aos Padres e ao mundo beneditino". Gertrudes passou a usar seus dons para enriquecer a Igreja.
A biógrafa de Santa Gertrudes escreve que ela passa “das coisas externas para a vida interior e das ocupações terrenas para o amor das realidades espirituais” (cf. Le Rivelazioni; citação na homilia do Papa emérito Bento XVI, 6 de outubro de 2010).
“De gramática, torna-se teóloga, com a leitura incansável e atenta de todos os livros sagrados que podia ter ou encontrar. Enchia o seu coração com as frases mais úteis e dóceis da Sagrada Escritura. Por isso, tinha sempre pronta alguma palavra inspirada e de edificação com a qual satisfazer quem ia consultá-la e, ao mesmo tempo, os textos das Escrituras mais adequados para rejeitar qualquer opinião errada e fechar a boca aos seus opositores”. (Le Rivelazioni, 1994)
Santa Gertrudes deixou inúmeras contribuições para a Igreja após a sua conversão, no entanto, o material pouco foi preservado do mosteiro em que vivia, em Hefta.
Esta grande santa e mística morreu aos 46 anos, no dia 17 de novembro de 1301 ou 1302. Em um dos seus exercícios para a morte, deixou uma forte mensagem:
“Ó Jesus, Tu que me és imensamente querido, está sempre comigo, para que o meu coração permaneça contigo e o teu amor persevere comigo, sem possibilidade de separação, e o meu trânsito seja abençoado por ti, de tal modo que o meu espírito, livre dos vínculos da carne, possa encontrar repouso imediatamente em ti. Amém!”.
Santa Gertrudes ainda é conhecida por uma oração que ela recebeu em uma de sua visões, que roga pelas almas do purgatório e por ser uma das primeiras a ter experiências místicas com o Sagrado Coração, antes mesmo de Santa Margarida Alacoque.
Uma pergunta final pode nos ajudar a compreender a vida desta santa: como estamos vivendo a nossa conversão a Deus? Estamos dando o devido tempo para Jesus em nossas vidas?
Santa Gertrudes, rogai por nós!
Papa Francisco nos incentiva ao riso e ao bom humor!
Relembre momentos leves e inspiradores do Santo Padre, que valoriza o senso de humor
6 situações nunca antes vistas em um Jubileu
Diante de um mundo tecnológico e globalizado, o Ano Jubilar de 2025 ficará marcado pelas novidades
A Igreja como propagadora da verdade diante das notícias falsas
Matéria especial do Portal A12 mostra o combate da Igreja contra a desinformação no ambiente digital
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.