Notícias

São Geraldo e a história de conversão de um ladrão

Escrito por Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

03 JUN 2023 - 06H00

Reprodução

São Geraldo recebeu de Deus muitos dons especiais, como por exemplo: a bilocação, os êxtases, a sabedoria infusa, a profecia, o de ler os pensamentos e os corações das pessoas próximas, como também, das que estavam distantes.

Sua existência foi marcada por muitos fatos extraordinários, mas vividos com extrema discrição, pois ele sempre fugia do espetáculo, do sucesso e do show. O centro de sua vida era Jesus Cristo e seu objetivo era o anúncio da Boa Nova do Evangelho.

Tudo o que São Geraldo fazia era unicamente para a glória de Deus. Ele não perdia a oportunidade de trazer para a Igreja aqueles que estavam afastados dos sacramentos. 

Quando tinha a oportunidade de participar das missões, trabalhava incansavelmente, como afirma o missionário redentorista Pe. Braz Delfino: “Cem missionários, tarimbados na profissão, não conseguiam tantas e tão duradouras conversões como este missionário de ocasião”. 

Dessas histórias de São Geraldo, uma delas recorda um fato que ocorreu durante a volta de uma viagem missionária. O jovem irmão, que já estava cansado de todo o trabalho, vinha caminhando com seu hábito todo surrado, carregando um velho chapéu sobre a cabeça  e nas mãos trazia um livro de orações já muito usado.

Leia MaisOrações de São Geraldo para as mães e gestantesSão Geraldo e seu amor ao Cristo Crucificado Nesse caminho, o santo encontrou um ladrão, que acreditava que ele fosse um pobre feiticeiro e que procurava um tesouro.

O ladrão, que estava escondido na mata, perguntou a São Geraldo se ele estava procurando um tesouro e, ainda, que ele estaria pronto para ajudá-lo nessa busca.

São Geraldo não hesitou em dizer ao ladrão, que já possuía um tesouro, que o tesouro já estava "descoberto", e pediu para que ele acompanhasse para ver o tal tesouro.

Assim escrevem os hagiográficos (biógrafos de santos) sobre o ocorrido:

“Entraram ambos sob um arvoredo que bordejava o caminho e, chegando ao sítio mais frondoso, Geraldo pousou misteriosamente seu capote no chão e ordenou ao aventureiro para pôr-se de joelhos e de mãos postas. E disse a ele: 'Prometi-lhe um tesouro, vou cumprir minha palavra'. Mostrou, então, um crucifixo, dizendo: 'Eis o tesouro que perdeu há tantos anos'".

São Geraldo aproveitou para evangelizar o pobre ladrão, falando sobre sua condição e convidando-o a voltar para Deus. O pobre homem ao ouvir a pregação de São Geraldo acabou sendo "tocado pela graça" e, agradecido a Deus pela possibilidade de ouvir um santo, buscou arrependimento na confissão ao chegar na casa redentorista em Deliceto.  

Tal era o dinamismo missionário do Irmão Geraldo, que, por onde passava, ele irradiava o amor de Deus, atraindo multidões que, sedentas, iam à sua procura para escutá-lo. Nas missões era comum os padres missionários recomendarem aos pecadores mais resistentes: “Ide falar com o Irmão Geraldo”.

Certa vez, o bispo da diocese italiana de Melfi, Dom Teodoro Basta, afirmou: “Vale mais uma conversa com o Irmão Geraldo do que um sermão de quaresma completo”.

Na Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG), há uma bela pintura que retrata essa história (imagem reproduzida acima). 

:: Basílica de Curvelo (MG) é única no mundo dedicada a São Geraldo

Inspirados na prática missionária de São Geraldo Majella, sejamos testemunhas do Redentor junto aos pobres e mais abandonados.

.:: Oração de São Geraldo pelos doentes ::.

Fonte: Basílica de Curvelo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...