Igreja

À luz do Espírito, bispos farão experiência sinodal em Aparecida

Na Assembleia Geral, episcopado brasileiro terá um momento de partilha e oração para refletir a Ação Evangelizadora na Igreja

Escrito por Redação A12

05 ABR 2024 - 11H24 (Atualizada em 05 ABR 2024 - 11H50)

João Pedro Oliveira - A12

Entre os dias 10 e 19 de abril, o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida recebe a 61ª edição da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que terá como tema central a realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, como você pode ver neste material do portal A12.

A novidade para este ano é que no momento do aprofundamento e aprovação do processo de atualização das Diretrizes Gerais, os bispos do Brasil viverão a experiência da “Conversa no Espírito”.

O subsecretário pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Jânison de Sá Santos, explica que este diálogo espiritual foi usado na etapa Continental e também pelos padres na primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que ocorreu de 4 a 29 de outubro de 2023 em Roma. Trata-se de um instrumento para que, em comunidade, os bispos possam discernir os passos da Igreja no Brasil pela luz do Espírito Santo.

“Os bispos do Brasil também farão esta experiência na Assembleia que começa na próxima semana. O próprio Papa Francisco disse que na Conversa no Espírito encontramos um caminho de participação, voltado para a comunhão e renovação da missão, que acolhe em unidade as diferenças na Igreja, encontrando o caminho sempre à luz do que inspira o Espírito, disse.

Padre Jânison explicou que aqui no Centro de Eventos do Santuário, o episcopado brasileiro será distribuído em 45 mesas sinodais, organizadas como pequenas comunidades, sendo aproximadamente 10 bispos em cada uma delas. Cada mesa terá a presença de um facilitador que conduzirá a vivência da experiência da “Conversa no Espírito” entre os participantes.

João Pedro Oliveira - A12
João Pedro Oliveira - A12


Como ocorrerá esta experiência?

Momentos de oração e silêncio farão parte das três rodadas deste método. No primeiro momento, todos partilham seus pensamentos e sentimentos em relação à questão apresentada. O convite é para focar na escuta do outro. Na segunda etapa, cada um fala sobre o que mais chamou atenção, sobre o que foi falado e a partir da escuta feita. O convite é enfatizar sobre o que tocou e desafiou mais a partir da escuta feita, sempre buscando em todo processo as luzes do Espírito Santo num ambiente orante.

“Na terceira ronda, identificam-se os pontos-chave e constrói-se um consenso sobre os pontos-chave que surgiram a partir do discernimento em grupo iluminado pelo Espírito. Esta proposta permite o compartilhamento de experiência de vida e espaço de discernimento em uma Igreja toda sinodal. Que possamos aproveitar esta experiência para crescermos como Igreja de Jesus Cristo e em nossa missão”, reforçou o subsecretário.


Dom Ricardo Hoepers fala da comunhão e participação de todos na 61ª Assembleia Geral

 :: Confira nossa cobertura especial da Assembleia dos Bispos em a12.com/cnbb e não perca nenhum detalhe!

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...