Ao pesquisarmos profundamente a história de vida dos santos, somos apresentados automaticamente a situações de provação, desprendimento e sofrimento que viveram, apenas por colocarem sua fé e desejo de seguir os preceitos de Cristo como parte de suas vidas.
Essas condutas de vida santa, que são de muitos e muitos séculos, distanciam o entendimento do que crianças e jovens entendem sobre o que é alcançar a santidade nos dias atuais. Muitas vezes, certas atitudes dos santos podem assustá-los e afastá-los daquilo que eles acham ser possível para conquistar essa honra.
Porém, é na rotina do dia a dia, que em grande parte do tempo achamos repetitiva e sem emoções, que os santos viviam e transformavam em algo extraordinário.
assignment_turned_in Que tal, em 2025, você inserir um pouco dessa rotina santificadora em seu dia?
O A12 te convida a conhecer a “Rotina dos Santos” durante todo este ano, com atos simples e feitos de coração, e que podemos reproduzir facilmente em nosso dia a dia, para nos santificarmos de pouquinho em pouquinho.
Dê o play para presenciar o cotidiano de oração e cheio de alegria de São João Bosco,o nosso querido Dom Bosco, que vai te inspirar hoje:
Padre Agnaldo Soares Lima, diretor da Obra Salesiana de Pindamonhangaba (SP), que também é um Centro Social e um local que fez reproduziu em proporções reais a Casa de Dom Bosco, faz um apontamento interessante sobre a vida do santo italiano:
“Ele é uma grande inspiração para os jovens de hoje, porque a sua santidade e o ideal de trabalho pela juventude nascem num contexto de uma família com grandes dificuldades. Faltou a figura paterna logo cedo, com a morte de seu pai quando Dom Bosco tinha apenas dois anos. Sua mãe, Margarida, muito santa, mas uma mãe simples, analfabeta. Ele tinha um meio-irmão, figura que hoje é muito presente nas nossas famílias e que, no caso, ali se tornou uma grande dificuldade para ele, também por ser uma pessoa que tinha um gênio muito difícil. Tinha ainda a presença de uma idosa que era a sogra de Margarida, avó de Dom Bosco.”
Assim, chegamos à conclusão, junto ao Padre Agnaldo, de que Dom Bosco tinha “uma família que se parecia muito com as nossas: humilde, simples e num ambiente de muita pobreza. E foi preciso, com certeza, resiliência para superar essas dificuldades.”

Uma coisa que é muito forte em Dom Bosco foram os sonhos. Ele teve um, aos 9 anos, que o marcou profundamente e o orientou para seu projeto de vida.
“Hoje nós falamos muito de projeto de vida, que passou a ser disciplina nas escolas, e Dom Bosco, a partir do sonho dele, se coloca a serviço das crianças, dos jovens, projeta sua vida para buscar esse ideal.”
E este projeto de vida se tornou o chamado “Sistema Preventivo de Dom Bosco”, usado pelos salesianos com uma abordagem educacional baseada em três pilares: razão, religião e amor (amorevolezza).
| Criado para formar jovens responsáveis e conscientes, promove a educação intelectual, incentivando o pensamento crítico (razão), fortalece a espiritualidade e os valores cristãos (religião) e cria um ambiente acolhedor baseado no afeto e na confiança (amor). Assim, busca preparar os jovens para os desafios da vida com conhecimento, ética e fraternidade, como ele mesmo fez, exercendo várias profissões, como alfaiate, tipógrafo, sapateiro e muitos outros serviços que ele foi realizando para poder sobreviver. |
“Dom Bosco é um santo que foi descobrindo ao longo da sua vida os caminhos de Deus. E o que ele fez na verdade foi estar aberto para essa inspiração divina.”
E vale refletir: “Às vezes, a gente quer tudo pronto, quer achar que tudo vai estar ali clarinho diante de nós, e nem sempre é assim, principalmente na vida do santo. A gente tem que fazer um caminho de ir realmente se abrindo à inspiração divina, à graça de Deus”, sugere Padre Agnaldo.
:: Envie esse conteúdo para seu amigo também inserir na rotina dele e vocês trocarem experiências! Mês que vem tem mais!
Fonte: portalimm.com.br/Casa de Dom Bosco
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.