Por Tatiana Bettoni Em Igreja

‘Análise da Conjuntura Política’ é tema de reflexão no Encontro Nacional de Presbíteros

Na manhã desta quinta-feira, o 15º Encontro Nacional de Presbíteros contou com exposição do professor e pesquisador Pedro Ergnaldo Gontijo, secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB. Em sua Análise da Conjuntura Política, Gontijo falou sobre temas como desigualdade social, acolhimento aos imigrantes estrangeiros e a situação carcerária do país.

Foto de: A12

Professor e pesquisador Pedro Gontijo no 15º ENP

Ao iniciar sua apresentação, o professor citou números sobre a distribuição desigual de renda no Brasil e no mundo. “Essa desigualdade massacra a democracia. Este tipo de afirmação não é novidade para nós porque várias destas questões estão afirmadas e colocadas de forma bastante clara na Exortação Apostólica do Papa Francisco”, disse, referindo-se à Evangelii Gaudium.

Gontijo também fez uma breve análise sobre a repercussão e impacto dos conflitos no Oriente Médio:

“Nós assistimos, em 2011, o florescer da chamada Primavera Árabe, que agora os especialistas dizem ter se transformado em um Inverno Árabe. Várias das tentativas de revolta e mudanças naufragaram. Algumas regiões estão vivendo regimes ainda mais avassaladores. O conflito na Síria deixa de ser local para tomar proporções internacionais. A cada vez que se faz referência à Síria, se observa que o conflito está longe de ser resolvido”.

O especialista falou ainda sobre os esforços da América Latina para construir caminhos alternativos à hegemonia norte-americana e fortalecer o processo de integração dos países. Em seguida, citou a regulamentação e democratização dos grandes conclomeragos de imprensa da América Latina, atingidos por marcos regulatórios sobre os meios de comunicação de massa, a exemplo da Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela.

Outra breve avaliação foi feita acerca das estratégias de correção por meio do encarceramento prisional.“Não é à toa que temos mais de 500 mil encarcerados hoje, e que a população carcerária mais do que dobrou nos últimos dez anos. É um problema extremamente grave”, refletiu Gontijo, que é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília e desenvolve atividades de pesquisa na área do Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação.

A programação do 15º Encontro Nacional de Presbíteros contará ainda com outras conferências, debates e reflexões. [Clique aqui para saber mais sobre o evento]

Leia também:Presbíteros reunidos em Aparecida celebram missa no Santuário Nacional

 

Foto de: A12

Mais de 500 presbíteros reúnem-se no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida até a próxima terça-feira (11).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...