Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 17 JAN 2019 - 11H30

Primeira diocese da Amazônia, Belém prepara celebração de tricentenário

Arquidiocese de Belém.
Arquidiocese de Belém.
Catedral de Belém, no bairro da Cidade Velha.



Quase 300 anos se passaram desde que a Igreja presente no Pará ganhou posição de destaque como uma diocese. O decreto do Papa Clemente, em 1719, tornava Belém a primeira diocese da Amazônia. A data será comemorada pela atual Arquidiocese de Belém para resgatar sua história e renovar sua missão diante dos desafios futuros.

Expressivas ações serão desenvolvidas ao longo do ano, como exposições, simpósios e o lançamento de publicações sobre a história e a missão da Igreja presente na região Amazônica nos últimos 300 anos.

“A Igreja chegou à Amazônia com os primeiros missionários, tanto que nascemos do Forte do Presépio e nosso nome é Belém! Entretanto, foi em 1719, no dia 4 de março, que foi criada a Diocese de Belém. Até a criação de Manaus como Diocese, no final do século XIX, toda a Amazônia fazia parte da Diocese de Belém”, recorda o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, em carta.

:: Próxima edição do Sínodo dos Bispos refletirá sobre a Amazônia

A Diocese de Belém, como indica a campanha do Ano Jubilar, quer percorrer a história com a memória agradecida por tantas pessoas que contribuíram para levar adiante a missão evangelizadora da Igreja nesses anos. 

A abertura do Ano Jubilar será realizada no dia 22 de fevereiro, com Eucaristia presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, no Ginásio do Mangueirinho, às 19 horas.

Visitas missionárias vão percorrer todo o território diocesano com a presença dos bispos, antecipando a celebração do Mês Extraordinário Missionário, proclamado para outubro pelo Papa Francisco. “Para nós, outubro é tempo de Círio, e o Círio de 2019 tem como tema ‘Maria, Mãe da Igreja’, e ele será preparado e vivido no clima de missão que envolverá a Arquidiocese a partir de agora”, reforça Dom Alberto.

:: Meu primeiro Círio de Nazaré

Belém é a terceira arquidiocese mais antiga do Brasil e atualmente conta com 245 sacerdotes, 153 diáconos, 7 Regiões Episcopais e 89 paróquias.

A cidade de Belém acolhe todos os anos, no segundo domingo de outubro, mais de 2 milhões de pessoas para a celebração do Círio de Nazaré.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.