A Arquidiocese de Londrina (PR) está realizando desde o início do ano a celebração do centenário de nascimento do seu primeiro bispo e arcebispo, Dom Geraldo Fernandes Bijos.
Na próxima semana, mais uma atividade será realizada na arquidiocese para manter viva a história e o testemunho de Dom Geraldo.
Nos dias 2 e 3 de setembro, às 19h30, na Catedral de Londrina, serão realizadas diversas homenagens. A programação inclui uma palestra com o professor José Garcia Gonzales Neto, que escreveu o livro ‘Diocese de Londrina e Dom Geraldo Fernandes’, e momento para testemunhos sobre a pessoa do arcebispo. No dia 4, às 19h30, o arcebispo será homenageado pela Câmara de Vereadores da cidade.
Para o assessor de comunicação na arquidiocese, padre Claudinei Souza da Silva, a vida e a história de São Geraldo foi tão fecunda que são muitos os motivos para comemorar essa data na arquidiocese.
“Dom Geraldo foi o primeiro bispo e arcebispo de Londrina. Ele que trouxe a universidade estadual para Londrina, teve forte atuação junto à CNBB, grande participação nas questões políticas e sociais no Estado do Paraná, além de ter sido co-fundador das Missionárias Claretianas. Possuía um grande espírito missionário e amor aos pobres”. Segundo o assessor, o resgate de sua memória é de grande importância para poder divulgar as “muitas facetas” desse grande homem de fé.
Dom Geraldo e Madre Leônia Milito
A comemoração do centenário do arcebispo está sendo realizada junto ao resgate da memória de Madre Leônia Milito, explicou padre Claudinei Silva. Dom Geraldo junto com a religiosa fundou em 1858 a Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, também chamadas Missionárias Claretianas. Atualmente, a congregação, que tem sua sede administrativa em Londrina, está presente em 17 países, nos cinco continentes. Em 1998 foi aberto o processo de beatificação da religiosa, que está atualmente em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos. Com a celebração do centenário de Dom Geraldo, a arquidiocese quer também revitalizar a memória e promover a divulgação de sua causa de beatificação.
Breve biografia
Dom Geraldo Fernandes Bijos nasceu em Contagem (MG) no dia 01 de fevereiro de 1913. Ingressou na Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, Missionários Claretianos e emitiu seus primeiros votos religiosos no dia 10 de fevereiro de 1929. Foi ordenado padre em Roma no dia 25 de outubro de 1936. Doutorou-se em Direito Canônico também em Roma. Foi sagrado bispo no dia 13 janeiro de 1957 no Santuário do Imaculado Coração de Maria, na cidade de São Paulo. Como bispo, tomou posse da diocese de Londrina, no dia 17 de fevereiro de 1957 e no dia 24 de novembro de 1970 foi elevado a condição de arcebispo desta arquidiocese.
Ofereceu grande contribuição à Igreja do Brasil, como membro atuante da CNBB, na qual ocupou durante um período a função de vice-presidente.
Dom Geraldo apoiou e incentivou o espírito acadêmico em Londrina. Apoiou a criação das primeiras faculdades da cidade, como as de Filosofia, Direito e Odontologia. Para o curso de Odontologia, cedeu por um período as instalações nos fundos da Catedral, para serem utilizadas como salas de aula para a faculdade. Por incentivo de Dom Geraldo foi criada a Universidade Estadual de Londrina (UEL). O arcebispo ainda participou ativamente da fundação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Fundou a Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, juntamente com Madre Leônia Milito, em 1958.
Foi pastor da arquidiocese de Londrina por 25 anos e faleceu no dia 29 de março de 1982 em consequência de problemas cardíacos.
No seu Testamento Espiritual, que escreveu em 25 de novembro de 1978, lê-se:
“Se Deus, na sua infinita misericórdia, me der vida e saúde por mais tempo, espero poder ir trabalhar na África, no começo do ano próximo como missionário. Penso até em ser coadjutor do padre claretiano que reside solitário na Ilha do Príncipe, em São Tomé. Espero, para isso, só a última palavra dos meus Superiores. Eu acredito que este mundo pode ser e ainda será muito feliz. Isso só depende de nós!”
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.