Igreja

Qual o significado das velas do Advento?

Escrito por Eduardo Gois

09 DEZ 2021 - 08H04 (Atualizada em 25 NOV 2022 - 10H49)

Maria Alice Figueira/A12

Muitas pessoas fazem confusão quanto ao uso das velas do Advento. No vídeo abaixo, Padre Camilo Júnior explica o motivo de usar essas velas neste período litúrgico.  

O missionário esclarece que usar uma vela de cada cor, com o pensamento de que cada uma representa um tempo litúrgico - já que as cores são as mesmas: verde, branco, vermelho e roxo - é equivocado. 

"Na verdade, cada vela representa um domingo do tempo litúrgico, não necessariamente sendo coloridas.

Em alguns locais, por exemplo, usam-se todas as velas da mesma cor (roxa), sendo uma delas um pouco mais clara, geralmente rosa, para representar o Domingo da Alegria, que é o terceiro domingo do Advento.

A cada domingo do Advento, uma vela é acesa. Então, quando terminarmos a caminhada das quatro semanas, iluminando o altar estarão as quatro velas acesas, com esse simbolismo da Coroa do Advento".

Leia MaisPor que o roxo é usado no Tempo do Advento?O que é o Tempo do Advento?O Padre também detalha que a maioria dos símbolos litúrgicos foi estruturada no hemisfério norte, em geral da Europa.

"O próprio dia 25 de dezembro, escolhido pela Igreja para celebrar o nascimento de Jesus, é simbólico.

Antes da Igreja instituir essa data como o Natal, já havia no hemisfério norte uma festa pagã, que celebrava o deus-sol. Isso acontecia devido ao inverno rigoroso, onde uma das únicas plantas que sobrevive é, justamente, o pinheiro, com o qual hoje fazemos a Coroa do Advento e a Árvore de Natal.

Daí vem a simbologia de que, apesar do intenso inverno, a chegada do deus-sol estava se aproximando. Por isso, os povos antigos acendiam velas sob os pinheiros e ali celebravam seu culto.

Da mesma forma, a Igreja usa dessa simbologia para se montar a Coroa do Advento. A cada vela que nós vamos acendendo, mais nós nos aproximamos agora do Cristo. Ele é a luz, Ele é o Sol da Justiça, que vem a este mundo".

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.