Neste clima de expectativa e da “chegada”, vivemos um dos grandes momentos litúrgicos da Igreja, a celebração do Natal, na qual festejamos o nascimento de Jesus em Belém.
Mas antes disso, durante os quatro domingos que antecedem a comemoração da vinda do Filho de Deus entre os homens, a liturgia nos convida a nos preparar. O tempo litúrgico do Advento é cheio de simbolismos e cada um dos seus elementos tem um significado.
Um desses elementos é a Coroa do Advento, que tem sua forma circular, simbolizando a eternidade de Deus, e que não possui início nem fim. O adorno é feito de ramos verdes, que significam a continuidade da vida e da esperança.

Com quatro velas, a coroa do Advento é considerada tradicionalmente como “o primeiro anúncio do Natal”. Além disto, tornou-se um lindo sinal que muitas famílias vêm incorporando na ornamentação de suas casas, em preparação para a Solenidade do Natal de Jesus.
Muitas pessoas fazem confusão quanto ao uso das velas do Advento. No vídeo abaixo, Padre Camilo Júnior explica o motivo de usar essas velas neste período litúrgico.
O missionário redentorista esclarece que usar uma vela de cada cor, com o pensamento de que cada uma representa um tempo litúrgico — já que as cores são as mesmas: verde, branco, vermelho e roxo — é equivocado.
“Na verdade, cada vela representa um domingo do tempo litúrgico, não sendo necessariamente coloridas.
Em alguns locais, por exemplo, usam-se todas as velas da mesma cor (roxa), sendo uma delas um pouco mais clara, geralmente rosa, para representar o Domingo da Alegria, o terceiro domingo do Advento.
A cada domingo do Advento, uma vela é acesa. Então, quando terminarmos a caminhada das quatro semanas, iluminando o altar, estarão as quatro velas acesas, com esse simbolismo da Coroa do Advento”.
O Padre também detalha que a maioria dos símbolos litúrgicos foi estruturada no hemisfério norte, em geral, da Europa.
“O próprio dia 25 de dezembro, escolhido pela Igreja para celebrar o nascimento de Jesus, é simbólico.
Antes da Igreja instituir essa data como o Natal, já havia no hemisfério norte uma festa pagã, que celebrava o deus-sol. Isso acontecia devido ao inverno rigoroso, onde uma das únicas plantas que sobrevive é, justamente, o pinheiro, com o qual hoje fazemos a Coroa do Advento e a Árvore de Natal. Leia MaisViva verdadeiramente o Advento com essas 6 dicas!Na espera pelo Senhor que vem, Advento é iniciado no Santuário
Daí vem a simbologia de que, apesar do intenso inverno, a chegada do deus-sol estava se aproximando. Por isso, os povos antigos acendiam velas sob os pinheiros e ali celebravam seu culto.
Da mesma forma, a Igreja usa dessa simbologia para se montar a Coroa do Advento. A cada vela que vamos acendendo, mais nós nos aproximamos agora do Cristo. Ele é a luz, Ele é o Sol da Justiça, que vem a este mundo”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...