Desde a última segunda-feira (6), cerca de 200 representantes de organismos da Igreja do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai estão reunidos na quarta Assembleia Sinodal da América Latina e Caribe, realizada na Casa Dom Luciano de Almeida, em Brasília (DF).
Leia MaisRepública Tcheca recebe assembleia europeia do SínodoVigília ecumênica em intenção pelo Sínodo dos Bispos será no próximo sábado (30)Esta é a ultima assembleia regional que o Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (CELAM) organiza como parte da Etapa Continental do Sínodo, ampliado pelo Papa até 2024 para assim com mais tempo de discernimento, os frutos do processo sinodal atinjam a plena maturação para que as ideias trazidas pelos fiéis do mundo todo possam ser aplicadas.
Alegria em ser uma Igreja Sinodal
Quem acolheu os participantes em nome da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi o secretário geral Dom Joel Portella Amado, que saudou “a cada irmão e irmã que, vindo de suas terras natais, com suas experiências eclesiais, trazem a alegria de ser Igreja e o sonho de que essa mesma Igreja seja sempre mais sinodal”.
Um desafio profético
Irmã Eliane Cordeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), enfatizou que a vida religiosa sofre e compartilha a dor de tantas irmãs e irmãos da América Latina que foram forçados a deixar a sua terra em busca de um futuro melhor.
“Somos, em muitos casos, porta-vozes do clamor de centenas de povos ameaçados por um crescimento econômico desenfreado que não respeita a dignidade do ser humano, dos povos originários e que prejudica profundamente a natureza, nossa Casa Comum”, afirmou.
A beleza no caminhar juntos
O Cardeal Paulo César Costa, arcebispo de Brasília (DF) ao acolher os participantes seguiu o texto da Transfiguração, celebrado na liturgia do segundo domingo da Quaresma, ao falar que a Igreja é a túnica de Cristo.
Em suas palavras, Dom Paulo ressalta que o Concílio Vaticano II foi um momento que fez resplandecer beleza desta túnica. O sínodo, em sua análise, é parte desta beleza quando aponta para o caminhar juntos, rumo à comunhão, um caminho tomado pela Igreja na América Latina e no Caribe.
O batismo nos garante dignidade
No encerramento do primeiro dia da assembleia, Dom Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Celam concorda com o Cardeal Paulo César ao valorizar a importância do Concílio Vaticano II ao facilitar a participação de todo o povo de Deus no processo de desenvolvimento da própria Igreja.
”Os sujeitos eclesiais foram definidos com base na dignidade batismal partilhada e na participação de todos no sacerdócio comum”.
O bispo também afirmou que escutar o Povo de Deus é ouvir verdadeiramente o que o Espírito diz à Igreja.
“Escutar é mais do que uma pesquisa, é assumir uma dinâmica comunitária e espiritual no sensus fidei fidelium, é compreender que o depósito da fé é confiado a todo o Povo de Deus, que o preserva, professa e transmite”.
Para o subsecretário da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista, o encontro é uma forma de compartilhar experiências que nos auxiliam a perceber desafios comuns que podem ser superados pela Igreja e pela sociedade.
“Além disso, é uma oportunidade singular para que a gente possa compartilhar as boas práticas e as experiências também de escuta dos outros países, das outras conferências. Esse compartilhar a partir da escuta do Espírito é um momento muito especial para todos nós”, completou o sacerdote.
Para a TV Aparecida, Padre Patriky nos explica a respeito da sinodalidade
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.