Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Igreja

Brasil se destaca na exposição de presépios do Vaticano

Presépio brasileiro em exposição em Roma é feito com fibras naturais e emociona visitantes no Vaticano pela fé simples e criativa vinda do artesanato do país

Escrito por Redação A12

10 DEZ 2025 - 13H25 (Atualizada em 10 DEZ 2025 - 15H33)

Solange Souza/Vatican Media

A Praça São Pedro recebe mais uma edição da exposição “100 Presépios no Vaticano”. São 132 obras de 23 países, em que cada uma são revelas a criatividade e a espiritualidade de povos que expressam o nascimento de Jesus com materiais, técnicas e culturas diversas.

O evento, organizado pelo Dicastério para a Evangelização, foi inaugurado no dia 8 de dezembro por Dom Rino Fisichella. A mostra permanecerá aberta até 8 de janeiro de 2026, com entrada gratuita.

Um olhar global para a Natividade

Os presépios vêm da Europa, das Américas, da Ásia e da África. Há peças feitas de vidro, seda, papel, fibra de coco, lã, resina e tantos outros recursos. Algumas obras chamam atenção pela inovação: uma Natividade montada em um tambor de curtume, outra inspirada em um ônibus romano e até uma Roma antiga reconstruída em miniatura.

add_box  O significado e a origem do presépio cristão


O presépio brasileiro que emocionou o Vaticano

Entre tantas expressões artísticas, o Brasil é representado pelo presépio feito pelas mãos de Eva Gomes, também chamada de Tia Eva, artesã de Cabo Frio (RJ). Ela criou um presépio com fibras naturais da Região dos Lagos: taboa, palha de milho, folhas de bananeira e coco.

Solange Souza/Vatican Media Solange Souza/Vatican Media


Antes de começar o trabalho, Eva Gomes faz uma oração. Em entrevista ao Vatican News, ela explica que seu presépio nasce da simplicidade: “É a coroação de uma vida inteira dedicada a transformar fibras simples em algo que toca as pessoas. Para ela, materiais humildes podem alcançar lugares que “meus olhos aqui no Brasil talvez jamais alcançassem”.

A obra foi levada ao Vaticano pelo Santuário Cristo Redentor. Segundo o diretor de Marketing, Carlos Lins, a reação dos visitantes tem sido de surpresa e encanto: muitos se aproximam ao ver a imagem do Cristo Redentor iluminando a cena. Ele relata:

“É bonito ver os turistas se questionando: ‘Por que tem um Cristo Redentor no nascimento de Cristo?’”.

add_box Quando desmontar o presépio e a árvore de Natal?

Um presépio que fala da Casa Comum

O tema da exposição é “A Casa Comum: O Redentor que Cuida”, em sintonia com a mensagem da Laudato Si’, que comemora 10 anos. Por isso, ao lado do presépio de Tia Eva, está o quadro “A Esperança que vem do mar”, criado por Marcos Martins com plásticos recolhidos do oceano.

O artista afirma: “As pessoas precisam ter essa consciência de cuidar do nosso planeta, da casa comum. A obra reforça o compromisso com a ecologia, tema presente no Jubileu da Esperança de 2025.

Solange Souza/Vatican News Solange Souza/Vatican News

A expectativa do Santuário Cristo Redentor é levar ao Vaticano, em 2026, um presépio ainda maior, com mais elementos brasileiros. A proposta é criar uma obra no estilo dos presépios napolitanos, porém feita com fibras naturais e ambientação inspirada no Brasil.

Para Carlos Lins, essa missão já vale por si: “O brasileiro, na sua simplicidade, consegue conquistar o mundo todo”.

O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, reforça o sentido da iniciativa, de que o presépio brasileiro leva a mensagem de que a fé nasce do cuidado.

“Cuidado com o outro, com a criação, com a nossa Casa Comum. Que ele inspire muitos a acolher o Menino Deus com um coração aberto e responsável”.

O artesanato como caminho de esperança

A técnica tradicional da Família Gomes, utilizada por Eva, será ensinada às mulheres em situação de vulnerabilidade social. As Oficinas Criativas Casa Comum começam em janeiro de 2026 e oferecerão capacitação gratuita com fibras naturais e materiais reaproveitados. O objetivo é gerar renda e valorizar a cultura popular brasileira.

add_box  Confira como está o presépio do Santuário Nacional, que também homenageia a Casa Comum

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...