Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 18 DEZ 2019 - 10H15

O significado e a origem do presépio cristão

O Presépio constitui um dos símbolos mais importantes do Natal. A primeira representação do nascimento de Jesus surgiu com São Francisco de Assis que por volta do ano 1220, montou, pela primeira vez, um presépio com animais vivos e peças de argila.

shutterstock
shutterstock


O
irmão redentorista José Mauro Maciel lembra que o presépio é uma recordação do despojamento de Jesus, que mesmo sendo Filho de Deus “abriu mão do uso de seu poder e divindade” para morar entre os humanos e ensinar o que é realmente necessário para ser feliz.

Leia Mais4 lições vocacionais de NatalSanto Afonso e o Natal A espiritualidade do Advento e a preparação para o NatalOuça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso“O presépio nos mostra que o desapego é necessário para a conscientização daquilo que é de mais precioso e sagrado: a vida! Ela é dom Deus e a missão dos humanos é experienciá-la na justiça, na fraternidade e na paz”, reflete irmão Maciel.

Santo Afonso Maria de Ligório nasceu e viveu em Nápoles que deu origem a um dos estilos de representação do presépio mais famosos em todo o mundo: o estilo napolitano. Uma das características do Presépio Napolitano é a presença de personagens em realidades do cotidiano onde cada um deles tem um sentido, um papel e uma interpretação própria.

Isso tudo fez com que o nascimento do Redentor se tornasse algo próximo à realidade, tocando as pessoas que viam sua vida representada naqueles personagens.

O santo fundador também criou o seu próprio presépio. Ele está exposto na cidade de Pagani, no Convento onde Santo Afonso viveu.

Padre Flávio Cavalca.
Padre Flávio Cavalca.
O presépio napolitano de Santo Afonso exposto no Convento de Pagani, na Itália.


Existe um período certo para montar e desmontar o presépio?

Segundo irmão Maciel a montagem do Presépio segue o Ciclo Litúrgico Católico. O que atualmente significa que a montagem deve acontecer no primeiro domingo do Advento ou no dia 15, quando se inicia a Novena do Natal nas Famílias e Comunidades, deixando pra colocar o Menino Jesus na manjedoura apenas após a Missa do Galo, na noite do dia 24 de dezembro. Mas não existe mal nenhum se colocado antes. Já pra desmontar seria após o domingo da Epifania que acontece no início de Janeiro.

:: O presépio de Santo Afonso


Fonte: Com informações do Informativo Provincial/Daniel Siqueira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.