Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e arcebispo de Aparecida (SP), festeja hoje seu aniversário natalício de 77 anos.
O Cardeal Damasceno possui longa trajetória de vida religiosa, tendo realizado importantes contribuições à Igreja Católica. Em 2013, Dom Damasceno esteve em evidência por ser um dos eleitores no conclave que elegeu Papa Francisco, em 13 de março, no Vaticano. Pouco depois, recepcionou o Pontífice durante sua visita ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e principalmente em sua passagem pelo Santuário Nacional de Aparecida.
Foto de: Thiago Leon
Dom Raymundo Damasceno e Papa Francisco no Santuário Nacional de Aparecida, em 24 de julho de 2013.
Confira um pouco da história de vida do Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis:
Nascido em 15 de fevereiro de 1937, e natural de Capela Nova, Minas Gerais, Dom Damasceno é o quarto filho de uma família de 10 irmãos. Ainda criança, revelou aos pais a vontade de seguir a vida religiosa. “A minha decisão era muito clara, mesmo com aquela idade de 10 anos. Apesar da distância e de sentir muito a separação, no início, eu acabei me acostumando e segui no juvenato até terminar meus estudos”, conta o cardeal.
Apesar da preocupação dos pais, o menino de 10 anos ingressou no juvenato São José dos irmãos Maristas na cidade de Mendes, no Rio de Janeiro, onde permaneceu até o término dos estudos regulares. Em 1955 entrou para o Seminário Menor, em Mariana (MG), onde cursou o segundo grau e o curso de Filosofia.
Foto de: arquivo pessoal
Ordenação Episcopal de Dom Damasceno, em
15 de setembro de 1986, em Brasília.
Enviado para Brasília, ajudou na instalação da recém-criada arquidiocese, até ser enviado para Roma, 1961, e para a Alemanha, em 1965. Retornou ao Brasil formado em Teologia e graduado no Curso Superior de Catequese.
Em 1968, o então seminarista foi ordenado diácono e, no dia 19 de março, ordenado sacerdote em Conselheiro Lafaiete (MG). Dom Damasceno foi ordenado bispo no dia 15 de setembro de 1986, em celebração realizada na Catedral de Brasília, escolhendo o lema episcopal In Gaudium Domini (Na alegria do Senhor).
Dom Damasceno retornou para Brasília em 1995 e, logo em seguida, foi eleito secretário-geral da CNBB, cargo que exerceu por dois mandatos até 2003.
Arquidiocese de Aparecida: Depois de 44 anos servindo na Arquidiocese de Brasília, Dom Damasceno foi nomeado, em 28 de janeiro de 2004, o quarto Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, tomando posse no dia 25 de março do mesmo ano.
Foto de: reprodução
Dom Damasceno e o Papa Emérito Bento XVI
Em 2010, Dom Damasceno foi criado Cardeal pelo Santo Padre Bento XVI, no consistório realizado no dia 20 de novembro, em Roma. “Eu agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade de continuar servindo a igreja, como Cardeal. Deus sempre reserva para nós muitas surpresas”, disse na ocasião. E, em abril de 2011, Dom Damasceno foi eleito presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
O Cardeal Arcebispo é também membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.