Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja Atualizada em 05 SET 2019 - 16H24

Círio de Nazaré: Devoção

A festa do Círio de Nazaré em Belém (PA) promove a maior procissão católica do mundo.

No último e quarto vídeo “Devoção” do documentário “Círio de Nazaré: Rainha da Amazônia” chega o momento da grande festa. É o Círio de Nazaré! E a grande voz que se ouve é dos romeiros e promesseiros. Aqueles que fazem da festa do Círio de Nazaré ser o que ela é: um grande sinal de amor a Nossa Senhora de Nazaré!


Durante a Quadra Nazarena, quando acontecem as grandes manifestações religiosas da festa paraense, são realizadas 12 procissões sendo as duas maiores, a Trasladação de Nossa Senhora de Nazaré e o Círio, que ocorrem no segundo sábado e domingo de outubro. São os dois momentos mais esperados pelos devotos.

São nelas que surgem em grande número, os chamados promesseiros que carregam sobre suas cabeças as ofertas de seus pedidos e graças alcançadas, que caminham descalços ou até de joelhos uma distância de quase quatro quilômetros, que se agarram à corda, ou as estações, ou se espremem para ficar próximos da berlinda que carrega a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Tentar explicar o que acontece no Círio de Nazaré é um exercício incompleto. Isso porque estamos trabalhando com a fé que é uma realidade intangível. A devoção do povo paraense é tamanha que a gente não consegue explicar. É possível apenas descrever o que se vê. Já diz um ditado paraense para quem chega a Belém: o Círio não se assiste, o Círio se vive!

Acesse a página A12.com/cirio


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.