Uma entidade representativa do povo e da sociedade brasileira. Essa é a CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que há 70 anos cumpre a sua missão com lucidez e responsabilidade.
Leia MaisDom Helder Câmara e a CNBBA CNBB surgiu no início dos anos de 1950, tendo o nome de Dom Helder Câmara, então bispo auxiliar do Rio de Janeiro, como um de seus maiores expoentes no período em que o Brasil iniciava um intenso processo de urbanização, graças, sobretudo, ao êxodo rural e à migração interna de pessoas que, vindas do Nordeste, engrossavam as periferias das grandes cidades.
Até então, devido às dificuldades de comunicação e transporte, o episcopado brasileiro se reunia em duas conferências: A do norte, com sede em Salvador (BA) e a do sul, com sede no Rio de Janeiro (RJ).
Ela ganhou corpo especialmente após o Concílio Vaticano II, que trouxe no seu rastro um “novo jeito de ser Igreja”, com mais comunhão e participação, com o fortalecimento da vida de comunidade e com o fortalecimento da revolucionária ideia de COLEGIALIDADE, hoje expressa no conceito de SINODALIDADE.
A CNBB cresceu em importância ao se colocar ao lado do ser humano e do povo brasileiro nos duros e difíceis anos da Ditadura Militar. Percebendo os malefícios deste regime, ela se colocou ao lado de entidades representativas da sociedade brasileira, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e diversas outras instituições que muito trabalharam pela volta ao Estado de Direito, que se funda no respeito e na promoção dos direitos fundamentais do ser humano.
Hoje o episcopado brasileiro é um dos mais representativos da Igreja Católica, não apenas pelo seu número, pois já temos quase 500 bispos no Brasil, contando os ativos e os eméritos, como também pela sua importância estratégica no mapa da Igreja e, ainda, pelo fato da Igreja sempre ter o que dizer e ter a sua voz ouvida e respeitada na sociedade brasileira, mesmo por aqueles que são de outras confissões religiosas.
Leia Mais70 anos da CNBB: comunicando a Igreja Católica no Brasil e no mundoAo longo desses 70 anos de missão, grandes figuras marcaram a caminhada da CNBB, tornando-se referenciais na caminhada do Brasil, que vê suas instituições passando agora por um lento, difícil, mas necessário processo de amadurecimento.
Por isso, vale muito a pena ler e confrontar a carta que os bispos escreveram no encerramento da 59ª Assembleia Geral realizada aqui em Aparecida (SP), de 29 de agosto a 02 de setembro.
Ela apresenta elementos que são parte das preocupações de toda a nação, mas apresenta ainda considerações fundamentais para sairmos juntos, como povo e como Igreja, da situação calamitosa em que vive o nosso País.
Por que católico não faz devocional?
O cristão católico pode fazer Devocional desde que seja seguindo a Lectio Divina, um modelo de estudo que a Igreja indica para o estudo e a reflexão.
Conheça o Santuário espanhol de Covadonga
História do templo se confunde com a origem de Portugal
Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América
O Encontro Continental Salesiano em Aparecida celebra 25 anos da RASS, discutindo projetos sociais para jovens vulneráveis. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.