Igreja

CNBB: Entidade Representativa do povo e da sociedade brasileira

Uma semana após o término da etapa presencial da 59ª Assembleia Geral, Pe. Inácio Medeiros reflete a importância da CNBB para o Brasil e para a Igreja

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R. (Juan Ribeiro)

Escrito por Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

10 SET 2022 - 07H00

Thiago Leon

Uma entidade representativa do povo e da sociedade brasileira. Essa é a CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que há 70 anos cumpre a sua missão com lucidez e responsabilidade.

Leia MaisDom Helder Câmara e a CNBBA CNBB surgiu no início dos anos de 1950, tendo o nome de Dom Helder Câmara, então bispo auxiliar do Rio de Janeiro, como um de seus maiores expoentes no período em que o Brasil iniciava um intenso processo de urbanização, graças, sobretudo, ao êxodo rural e à migração interna de pessoas que, vindas do Nordeste, engrossavam as periferias das grandes cidades.

Até então, devido às dificuldades de comunicação e transporte, o episcopado brasileiro se reunia em duas conferências: A do norte, com sede em Salvador (BA) e a do sul, com sede no Rio de Janeiro (RJ).

Ela ganhou corpo especialmente após o Concílio Vaticano II, que trouxe no seu rastro um “novo jeito de ser Igreja”, com mais comunhão e participação, com o fortalecimento da vida de comunidade e com o fortalecimento da revolucionária ideia de COLEGIALIDADE, hoje expressa no conceito de SINODALIDADE.

Thiago Leon
Thiago Leon

A CNBB cresceu em importância ao se colocar ao lado do ser humano e do povo brasileiro nos duros e difíceis anos da Ditadura Militar. Percebendo os malefícios deste regime, ela se colocou ao lado de entidades representativas da sociedade brasileira, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e diversas outras instituições que muito trabalharam pela volta ao Estado de Direito, que se funda no respeito e na promoção dos direitos fundamentais do ser humano.

Hoje o episcopado brasileiro é um dos mais representativos da Igreja Católica, não apenas pelo seu número, pois já temos quase 500 bispos no Brasil, contando os ativos e os eméritos, como também pela sua importância estratégica no mapa da Igreja e, ainda, pelo fato da Igreja sempre ter o que dizer e ter a sua voz ouvida e respeitada na sociedade brasileira, mesmo por aqueles que são de outras confissões religiosas.

Leia Mais70 anos da CNBB: comunicando a Igreja Católica no Brasil e no mundoAo longo desses 70 anos de missão, grandes figuras marcaram a caminhada da CNBB, tornando-se referenciais na caminhada do Brasil, que vê suas instituições passando agora por um lento, difícil, mas necessário processo de amadurecimento.

Por isso, vale muito a pena ler e confrontar a carta que os bispos escreveram no encerramento da 59ª Assembleia Geral realizada aqui em Aparecida (SP), de 29 de agosto a 02 de setembro.

Ela apresenta elementos que são parte das preocupações de toda a nação, mas apresenta ainda considerações fundamentais para sairmos juntos, como povo e como Igreja, da situação calamitosa em que vive o nosso País.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R. (Juan Ribeiro)
Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.