A 22ª edição da Copa do Mundo de Futebol está sendo realizada no Catar, país localizado na Ásia Ocidental, onde quase 70% da população é muçulmana e quase 14% dos habitantes são cristãos.
Leia MaisNovo convocado para Copa do Mundo foi crismado pelo Papa FranciscoDe acordo com o Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, estima-se que haja entre 200 mil e 300 mil católicos no Catar.
Em março de 2009, o primeiro templo católico do país foi inaugurado e dedicado a Nossa Senhora do Rosário.
Para a agência de notícias italiana SIR, o administrador apostólico Dom Paul Hinder desejou que o torneio seja um instrumento de paz e respeito:
"Que a Copa do Mundo se torne uma ocasião privilegiada de fraternidade, amizade e intercâmbio humano e religioso e sejam os campeonatos mundiais da fraternidade humana".
O bispo reforça que este mês de jogos no país é uma oportunidade para que muitas questões éticas sejam resolvidas:
"Devo dizer também que o país deu enormes passos no campo do respeito aos direitos. Há apenas 25 anos, no Catar não tínhamos igreja e havia quem jogasse pedras e outras coisas nos cristãos que se reuniam para rezar e celebrar os sacramentos. Hoje isso não acontece mais, graças à ação do Governo. Isso não significa que ainda não deva ser feito progresso no tema dos direitos humanos e sociais e normas trabalhistas".

Os católicos que frequentam a Igreja no Catar são trabalhadores migrantes de mais de cem nações, embora a maioria venha das Filipinas e da Índia. Segundo o site oficial da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, “cerca de oitenta por cento dos fiéis pertencem ao rito latino, enquanto o restante pertence ao rito oriental (igreja maronita)”.
Um dos maiores desafios desta igreja é o grande número de fiéis católicos que frequentam regularmente as suas atividades litúrgicas. Além deste grande templo, no Qatar há outras duas igrejas católicas, ambas de ritos orientais: a Igreja Católica Siro-Malancar de Santa Maria e a Igreja Siro-Malabar de São Tomás.

Durante a Copa do Mundo, entre 20 de novembro a 18 de dezembro, revela o vigário, "a igreja de Nossa Senhora do Rosário em Doha, a primeira igreja construída no Catar, com capacidade para mais de 2 mil pessoas, a maior do Golfo, permanecerá aberta para permitir que os torcedores que queiram para esculpir um momento de oração e meditação”.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra a Santa Missa uma vez por semana, todos os sábados, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, além das solenidades mais importantes como Nossa Senhora Aparecida, Pentecostes e Círio de Nazaré.
A Virgem Maria segundo o islamismo
Fonte: ACI Digital / Catholic Church Qatar
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.