A 22ª edição da Copa do Mundo de Futebol está sendo realizada no Catar, país localizado na Ásia Ocidental, onde quase 70% da população é muçulmana e quase 14% dos habitantes são cristãos.
Leia MaisNovo convocado para Copa do Mundo foi crismado pelo Papa FranciscoDe acordo com o Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, estima-se que haja entre 200 mil e 300 mil católicos no Catar.
Em março de 2009, o primeiro templo católico do país foi inaugurado e dedicado a Nossa Senhora do Rosário.
Para a agência de notícias italiana SIR, o administrador apostólico Dom Paul Hinder desejou que o torneio seja um instrumento de paz e respeito:
"Que a Copa do Mundo se torne uma ocasião privilegiada de fraternidade, amizade e intercâmbio humano e religioso e sejam os campeonatos mundiais da fraternidade humana".
O bispo reforça que este mês de jogos no país é uma oportunidade para que muitas questões éticas sejam resolvidas:
"Devo dizer também que o país deu enormes passos no campo do respeito aos direitos. Há apenas 25 anos, no Catar não tínhamos igreja e havia quem jogasse pedras e outras coisas nos cristãos que se reuniam para rezar e celebrar os sacramentos. Hoje isso não acontece mais, graças à ação do Governo. Isso não significa que ainda não deva ser feito progresso no tema dos direitos humanos e sociais e normas trabalhistas".

Os católicos que frequentam a Igreja no Catar são trabalhadores migrantes de mais de cem nações, embora a maioria venha das Filipinas e da Índia. Segundo o site oficial da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, “cerca de oitenta por cento dos fiéis pertencem ao rito latino, enquanto o restante pertence ao rito oriental (igreja maronita)”.
Um dos maiores desafios desta igreja é o grande número de fiéis católicos que frequentam regularmente as suas atividades litúrgicas. Além deste grande templo, no Qatar há outras duas igrejas católicas, ambas de ritos orientais: a Igreja Católica Siro-Malancar de Santa Maria e a Igreja Siro-Malabar de São Tomás.

Durante a Copa do Mundo, entre 20 de novembro a 18 de dezembro, revela o vigário, "a igreja de Nossa Senhora do Rosário em Doha, a primeira igreja construída no Catar, com capacidade para mais de 2 mil pessoas, a maior do Golfo, permanecerá aberta para permitir que os torcedores que queiram para esculpir um momento de oração e meditação”.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra a Santa Missa uma vez por semana, todos os sábados, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, além das solenidades mais importantes como Nossa Senhora Aparecida, Pentecostes e Círio de Nazaré.
A Virgem Maria segundo o islamismo
Fonte: ACI Digital / Catholic Church Qatar
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.