Para entender a Palavra de Deus, é necessário estudo e oração. São Boaventura dizia que “se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo”.
Quem foi São Boaventura e por que seus ensinamentos são importantes?
São Boaventura foi teólogo e filósofo escolástico medieval nascido no século XIII. Ele foi ministro-geral da Ordem dos Frades Menores, cardeal de Albano e canonizado em 1482 pelo Papa Sisto IV e declarado Doutor da Igreja em 1588. Por este motivo, tem muitos ensinamentos sobre o estudo da Palavra de Deus.
Para compreender o que Deus nos diz, é necessário não se prender apenas na leitura da Bíblia, mas sim viver a conversão, agir com humildade.
“Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça”.
São Boaventura foi um homem de muita ciência e estudo, mas sua humildade e conhecimento da Palavra eram ainda maiores. Ele dizia que “Jesus Cristo é a última palavra de Deus – nele Deus disse tudo, doando-se e proclamando-se a si mesmo”.
Os cristãos sabem que a oração é um contato direto com Deus, é uma forma de se aproximar do criador. São Boaventura reforça a importância da rotina de rezar e dizia que a oração é a respiração do amor.
“A oração é a mãe e a origem da elevação, ação que nos leva para o alto”.
Ele foi um grande defensor de Cristo e da Igreja e lutou ao lado de outros grandes santos de seu tempo, como Santo Alberto Magno e São Tomás de Aquino. O principal ensinamento de São Boaventura é o direcionamento para a oração, pois desta forma, é possível entender cada vez mais a Palavra de Deus.
Rezemos com São Boaventura e sigamos o caminho da verdade
“Portanto, oremos e digamos ao nosso Senhor, Deus: Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.