Para entender a Palavra de Deus, é necessário estudo e oração. São Boaventura, dizia que “se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo”.Leia MaisComo um santo se torna Doutor da Igreja?São Roberto Belarmino, doutor da IgrejaSão Gregório Magno, doutor da IgrejaSanto Antônio de Pádua, doutor da Igreja
São Boaventura foi teólogo e filósofo escolástico medieval nascido no século XIII. Ele foi ministro geral da Ordem dos Frades Menores, cardeal de Albano e canonizado em 1482 pelo Papa Sisto IV e declarado Doutor da Igreja em 1588. Por este motivo tem muitos ensinamentos sobre o estudo da Palavra de Deus.
Para compreender o que Deus nos diz é necessário não se prender apenas na leitura da Bíblia, mas sim, viver a conversão, agir com humildade.
“Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça”.
São Boaventura foi um homem de muita ciência e estudo, mas sua humildade e conhecimento da Palavra, eram ainda maiores. Ele dizia que “Jesus Cristo é a última palavra de Deus – nele Deus disse tudo, doando-se e proclamando-se a si mesmo”.
Os cristãos sabem que a oração é um contato direto com Deus, é uma forma de se aproximar do criador. São Boaventura, reforça a importância da rotina de rezar e dizia que a oração é a respiração do amor.
“A oração é a mãe e a origem da elevação, ação que nos leva para o alto”.
Ele foi um grande defensor de Cristo e da Igreja e lutou ao lado de outros grandes santos de seu tempo como Santo Alberto Magno e São Tomás de Aquino. O principal ensinamento de São Boaventura, é o direcionamento para a oração, pois desta forma, é possível entender cada vez mais a Palavra de Deus.
“Portanto, oremos e digamos ao nosso Senhor Deus: Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome”.
CNBB envia recursos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Conferência Nacional está a todo o momento ao lado dos mais necessitados
Viagem do Papa à França será pela paz e acolhimento
Nesta quinta (21), o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Mateo Bruni, explicou que o foco da visita à Marselha será o fenômeno da migração e a dimensão ecumênica e inter-religiosa.
Designer brasileiro recria rosto do Beato Carlo Acutis, falecido em 2006
A ideia de criar uma imagem do Beato Carlo Acutis, considerado o “Apóstolo da Internet”, surgiu após um vídeo sobre sua vida viralizar na internet.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.