Para entender a Palavra de Deus, é necessário estudo e oração. São Boaventura dizia que “se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo”.
Quem foi São Boaventura e por que seus ensinamentos são importantes?
São Boaventura foi teólogo e filósofo escolástico medieval nascido no século XIII. Ele foi ministro-geral da Ordem dos Frades Menores, cardeal de Albano e canonizado em 1482 pelo Papa Sisto IV e declarado Doutor da Igreja em 1588. Por este motivo, tem muitos ensinamentos sobre o estudo da Palavra de Deus.
Para compreender o que Deus nos diz, é necessário não se prender apenas na leitura da Bíblia, mas sim viver a conversão, agir com humildade.
“Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça”.
São Boaventura foi um homem de muita ciência e estudo, mas sua humildade e conhecimento da Palavra eram ainda maiores. Ele dizia que “Jesus Cristo é a última palavra de Deus – nele Deus disse tudo, doando-se e proclamando-se a si mesmo”.
Os cristãos sabem que a oração é um contato direto com Deus, é uma forma de se aproximar do criador. São Boaventura reforça a importância da rotina de rezar e dizia que a oração é a respiração do amor.
“A oração é a mãe e a origem da elevação, ação que nos leva para o alto”.
Ele foi um grande defensor de Cristo e da Igreja e lutou ao lado de outros grandes santos de seu tempo, como Santo Alberto Magno e São Tomás de Aquino. O principal ensinamento de São Boaventura é o direcionamento para a oração, pois desta forma, é possível entender cada vez mais a Palavra de Deus.
Rezemos com São Boaventura e sigamos o caminho da verdade
“Portanto, oremos e digamos ao nosso Senhor, Deus: Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome”.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.