Igreja

Como ser missionário na Igreja de hoje?

Padre Vidigal nos explica como servir ao Senhor com os corações ardentes e os pés a caminho, à luz do Ano Vocacional proposto pela Igreja

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

05 OUT 2023 - 14H41 (Atualizada em 05 OUT 2023 - 17H03)

Shutterstock

Outubro é o mês consagrado às Missões, e no penúltimo domingo deste mês celebra-se o Dia Mundial das Missões, instituído por Pio XI em 1926. Outubro começa com a memória de Santa Teresinha, que o mesmo Papa declarou Padroeira das Missões junto com o jesuíta São Francisco Xavier.

“Missões” aqui significa a continuação da obra apostólica da Igreja de proclamar em todo o mundo o Evangelho de Jesus.

Leia MaisSanta Missa de abertura do Mês Missionário traz chamado de fidelidade ao SenhorPara este Dia das Missões, 22 de outubro, o Papa Francisco escolheu como lema “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado na história da caminhada dos discípulos de Emaús com o Ressuscitado (cf. Lc 24,13), que o Papa comenta em sua Mensagem.

Ficou célebre a afirmação do Papa São Paulo VI: “A Igreja existe para evangelizar”. É essa a graça e a vocação própria da Igreja, é a sua mais profunda identidade. Ela é enviada ao mundo por Jesus Cristo como sacramento da salvação oferecida por Deus.

Esta salvação que Deus realiza e que a Igreja alegremente anuncia, é para todos. A evangelização obedece ao mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28,19). Todos têm o direito de receber o Evangelho. 

CNBB
CNBB


Por isso, todo cristão é missionário, todo o Povo de Deus anuncia o Evangelho. Existem diversos modos de cumprir essa Missão. Um modo fácil e acessível a todos é rezar pelo trabalho dos Missionários, mostrando seu amor e sua união à Igreja que está lá na vanguarda. Você pode participar também através da coleta realizada no Dia das Missões, para apoiar as diversas iniciativas que promovem a evangelização.

Se você é um leigo atuante que tem consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja contribuindo para o crescimento da sua comunidade, com seu testemunho de vida você já está semeando na sociedade os valores cristãos da solidariedade, da justiça e da alegria de seguir Jesus. Vivemos numa sociedade cada vez mais carente de Testemunhas!

“O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então, se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”, disse o mesmo Papa São Paulo VI.

Dando um passo a mais, repare quantas oportunidades Deus lhe dá de falar d’Ele e de Seu Reino de Amor e Paz.

“Aquilo que você descobriu, que o ajuda a viver e lhe dá esperança, isso é que deve dizer aos outros. Anunciar que Deus nos ama como um Pai, que Ele está perto de cada um de seus filhos com seu poder salvador, que Ele nos acompanha na tribulação, que fortalece nossa esperança em meio a todas as provas”.

Nós cristãos somos portadores de boas novas para o mundo sofrido em que vivemos. É isso que nos ensinou o Documento de Aparecida, no número 30.


Padre Vinícius fala de Maria, mãe da Igreja e de nossa missão

Escrito por:
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...