Outubro chegou, trazendo milhares de devotos à Casa da Mãe Aparecida, o Santuário Nacional.
Na manhã deste domingo (01), celebramos com o coração cheio de alegria a abertura do Mês Missionário no Brasil, também Mês da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Mês do Rosário e dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões.
Sob animação do missionário redentorista Ir. Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R., a Santa Missa das 8h foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
Neste 26º Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus chama a todos para assumir seu papel na vinha do Senhor, ou seja, na missão que Cristo deixou a cada um de nós, para fazer o nome de de Deus e Seu plano de amor conhecidos e praticados em todo o mundo.
Leia MaisSantuário Nacional celebra o início do mês missionário Dom Orlando, como de costume, iniciou sua homilia pedindo as luzes do Espírito Santo sobre a assembleia, convidando todos a cantar: “A nós descei, Divina Luz”.
Ele lembrou que a Palavra de hoje pergunta: “Você é fiel ou infiel? Explicarei o que Jesus queria dizer com essa Palavra: Os sumos sacerdotes disseram sim a Deus [porque tentavam seguir a Palavra e a Lei], mas disseram não a Jesus. Eles não acreditaram em Jesus. A aliança e a revelação de Deus foram dadas a eles, mas foi recusada. Entretanto, os cobradores de impostos e prostitutas se converteram. No início, disseram não, mas depois disseram sim”, explicou.
Em seguida, o Arcebispo de Aparecida convidou:
“Se até agora dissemos não, vamos então dizer sim, porque acreditamos em Jesus, a esperança de conversão dos pecadores. Vamos cumprir o que prometemos em nosso Batismo e em nossa Crisma”.
Dom Orlando lembrou ainda que Nossa Senhora disse sim e foi fiel até o fim. É muito fácil apenas falar sem praticar. É importante não ficar apenas na teoria da fé, mas na prática, na vivência do Evangelho. Este é o nosso sim. "Este é o domingo da fidelidade ao nosso sim, à nossa palavra, às nossas promessas".
“Sim, Pai, eu quero cumprir a Tua palavra, mesmo que ela seja difícil”, rezou.
“A fidelidade é uma rotina. Precisamos ser mais fiéis ao nosso sim. Às vezes, vivemos ‘surfando’ na fé, mas deveríamos mergulhar nela. Que nossas palavras se tornem boas obras”, refletiu.
Ele ainda disse que muitas vezes, a gente quer corrigir a Deus, mas o profeta explicou: se o justo não for fiel, não será salvo. No Evangelho, ele disse sim, mas depois acabou dizendo não. E então não foi salvo. Mas se o ímpio diz não e depois se converte e diz sim, ele será salvo.
“Devemos acolher o dom da conversão e acreditar para sempre. Se você quiser ser fiel ao seu sim, olhe para Jesus. Ele, para dar o seu sim, se humilhou, desceu do céu e foi crucificado. Se você quer ser fiel, tenha os sentimentos de Jesus, de amor ao Pai, sentimentos de ao próximo, de caridade e compaixão para com os doentes”, enumerou.
"Como é bom ser fiel a partir da fidelidade a Jesus! Se nós formos unidos em comunidade, confirmaremos o nosso sim. Peçamos a Santa Teresinha a graça do sim missionário!”, concluiu.
O pedido de fidelidade e unidade também foi reforçado ao longo de toda a celebração, tal como na Oração da Comunidade, que pediu "Senhor, dai-nos a força da fidelidade!", e ainda na Oração pelo Sínodo dos Bispos, que acontece também neste mês, e que você pode rezar clicando aqui.
Ao final da celebração, a Consagração à Nossa Senhora Aparecida foi rezada pelo Padre Renan Rangel, Reitor do Seminário Bom Jesus, em Aparecida, que celebrava seus 25 anos de sacerdócio na Santa Missa.
Reveja a celebração, na íntegra:
:: Acesse a12.com/padroeira e confira a programação da Novena e Festa da Padroeira 2023
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Missa de Finados: “Todos nós somos romeiros da eternidade, romeiros do céu"
Em sua homilia, o bispo destacou a esperança cristã na vida eterna e a importância de boas obras, reforçando a fé de que a morte é um caminho para os braços de Deus.
Garanta o seu livro da Novena de Natal do Santuário de Aparecida
A Novena de Natal é mais uma oportunidade para rezar em família e refletir, em sintonia com o Jubileu de 2025, buscando a Esperança, a pedido do Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.