Notícias

Outubro - Mês Missionário

Sereis minhas testemunhas

Escrito por Academia Marial

01 OUT 2022 - 06H00

Imagem divulgação

O Mês de Outubro é conhecido como o mês do Rosário e das Missões. É claro que a missão deve ser realizada o ano inteiro, mas o mês de outubro, em especial, é dedicado para fazermos ações missionárias.

A Igreja é sábia e a cada mês do ano apresenta um tema em específico para animar o ano litúrgico e para que os fiéis possam viver com alegria o seu batismo. O mês de agosto foi dedicado às vocações; o mês de setembro foi dedicado à Palavra de Deus; e esse mês de outubro é dedicado ao Rosário e à Missão.

Desde o nosso batismo, somos chamados por Deus a ser discípulos missionários do Senhor e chamados ainda a sermos “Sal da terra e luz no mundo”. A partir do batismo, começamos a fazer parte da Igreja e assim chamados a edificar aqui na terra o Reino de Deus. Com o batismo, podemos testemunhar a nossa fé para os outros e assim realizaremos a missão. A pedido do Papa Francisco, somos convidados a ser uma Igreja em “saída”, ou seja, não devemos apenas esperar que as pessoas venham até nós dentro de nossas “sacristias”, mas temos que ir ao encontro do outro, sobretudo, daqueles que mais precisam da nossa compaixão.

O anúncio do Reino de Deus deve ser para todos, sem exceção, sejam pobres, pecadores, marginalizados, presos, enfim, devemos levar a boa nova do Evangelho a todos que precisam e queiram receber essa mensagem de salvação. Uma palavra vinda de Deus que dirigimos para alguma pessoa pode mudar a vida dela. Por isso, sejamos “portadores da Palavra” e missionários de Deus, levando a alegria, esperança e misericórdia a todos que precisam.

A cada ano, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) preparam um lema e um tema para mês missionário. A Campanha Missionária é realizada desde 1972, sempre no mês de outubro. Colaboram nessa ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

Por inspiração da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, a Campanha Missionária desse ano destaca o “testemunho”, ou seja, somos chamados a testemunhar aos outros a alegria que é servir a Cristo e a Igreja. Temos que levar uma mensagem de compaixão e esperança para as pessoas, e isso nos advém da Palavra de DeusComo gesto concreto da Campanha Missionária e para ajudar a missão da Igreja no Brasil e ao redor do mundo, nos dias 22 e 23 de outubro realiza-se a coleta missionária, ou seja, o dinheiro é destinado de forma integral para a missão da compaixão. Contribuindo para coleta missionária, faremos missão, pois por meio daquele recurso que iremos contribuir, ajudaremos com que a Palavra de Deus chegue aonde não podemos ir.

Dos recursos arrecadados, 80% são enviados ao Dicastério para a Evangelização, que faz circular um fundo nacional de solidariedade, mantendo 1.050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. Os 20% restantes ficam no Brasil. Façamos neste mês de outubro alguma experiência missionária, levando uma mensagem de fé e esperança a todos aqueles que necessitam. Peçamos, ainda, a proteção da Virgem Maria, pois o mês de outubro também é o mês do Rosário e, no dia 12, celebramos Nossa Senhora Aparecida.

Que Nossa Senhora, que é a missionária por excelência, nos ajude. Amém.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...