O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continua em reunião ordinária até esta quinta-feira (23) na sede da entidade, em Brasília (DF). Membros da presidência, presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e das regionais estão reunidos presencialmente pela primeira vez após o período da pandemia.
Leia MaisNovos bispos contam suas experiências em formação da CNBBCNBB fala sobre a fome com Ministro do Desenvolvimento Social
Além da avaliação do trabalho dos últimos quatro anos da Conferência, os membros do Conselho vão refletir sobre o tema da próxima Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada de 19 a 28 de abril no Centro de Eventos Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
Na abertura realizada na última terça-feira (21), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, se alegra ao retornar com os encontros presenciais do Conselho Permanente, que serão frequentes a partir de agora.
“É muito importante que estejamos, de forma sinodal, juntos na sede da CNBB para povoar as paredes e espaços de nossa Conferência com a alegria e a comunhão fraterna que nos caracteriza”, disse.
O secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella Amado disse ser “muito bom ver a casa cheia” e que será necessário reaprender a fazer reuniões presenciais com a mesma eficácia dos encontros on-line.
Também serão discutidos pontos do regimento interno da Conferência e da da Campanha da Fraternidade 2024, que terá como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
Revelados mais detalhes da Assembleia
O subsecretário adjunto geral da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista, apresentou as linhas gerais do encontro, como temas já inseridos na pauta e horários de sessões, missas e outras atividades. Durante a reunião, os bispos fizeram testes no sistema de votação para a nova Presidência da CNBB e dos presidentes das Comissões Episcopais, bem como dos representantes da CNBB no Sínodo e no Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), que serão eleitos durante a Assembleia em Aparecida.
Outros assuntos foram discutidos ao longo do dia Campanha Nacional de difusão do filme “A Carta”, informe sobre a recém criada diocese de Araguarina (TO), informes sobre Plano Trienal “Ao Seu Lado” e Jornada Mundial da Juventude, projeto de sustentabilidade do Colégio Pio Brasileiro, informe sobre o percurso brasileiro no Sínodo 2021-2024, o processo da adoção da 3ª tradução do Missal Romano na Igreja no Brasil após aprovação da Santa Sé e o estudo sobre vestes litúrgicas a partir das normas litúrgicas.
Mensagens e temas
No importante momento de convivência e de oração conjunta entre os Bispos e de decisões sobre a missão da Igreja no Brasil estão sendo preparadas três mensagens do episcopado: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao Povo Brasileiro, que deverá ser divulgada no dia 27 de abril.
Até o momento, 15 temas diversos já estão definidos na pauta, como as análises de conjuntura eclesial e social, o Acordo Brasil – Santa Sé, as Campanhas da Fraternidade, o 15º Encontro Intereclesial das CEBs e a saúde integral do clero.
Dom Raymundo Damasceno fala sobre os 70 anos de história da CNBB
Fonte: CNBB
Como celebrar o Mês da Bíblia em sua comunidade
Quer saber como aproveitar o Mês da Bíblia para engajar sua comunidade? Veja dicas para participar de missas, organizar palestras e promover celebrações especiais. Saiba mais.
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, destacando sua aplicação na comunicação. Saiba mais.
Conheça o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Jundiaí (SP)
Saiba mais desta Igreja no interior de São Paulo, com a forte devoção mariana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.