Assim como será realizado em toda a Igreja Católica, no dia 29 de dezembro a Diocese de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, dará início ao Jubileu Ordinário com o tema “Peregrinos da Esperança” e a abertura irá acontecer durante a festa da Sagrada Família, reunindo as 49 paróquias da Diocese, combinando espiritualidade e comunidade.
Leia MaisJubileu: Peregrinos da esperança e construtores da pazDom Joel Portella, bispo diocesano de Petrópolis, destacou que o tema central do Jubileu, a “Esperança”, está intimamente ligado à fé em Jesus Cristo.
“A esperança decorre da fé em Jesus Cristo, como nos tem afirmado o Papa. Com tantos problemas que vemos no mundo, somente a esperança em Cristo nos dá força para continuar nossa caminhada e procurar transformar a realidade que se apresenta com tantas dores”.
Para jornalistas em encontro realizado na sexta-feira (29 de novembro), Dom Joel divulgou os cinco locais de peregrinação durante o Jubileu. “O Papa disse na bula que os lugares especiais nas dioceses são sempre as catedrais, mas que o bispo diocesano pode determinar outros. Olhando nossa geografia, pensei em um local na Baixada [Fluminense], um santuário que já exista, um local na região de Teresópolis e outro na região mais ao norte, no final da nossa diocese”.
Confira quais são os locais:
Catedral São Pedro de Alcântara
Mais conhecida como Catedral de Petrópolis (RJ), é a igreja mãe da Diocese, onde são realizadas as principais festas litúrgicas presididas pelo bispo diocesano.
A Catedral de Petrópolis simboliza a glorificação de Deus, num verdadeiro tesouro artístico, o entusiasmo religioso do povo brasileiro que superou todas as dificuldades e obstáculos a sua construção.
Igreja Santa Teresa
É uma das principais igrejas de Teresópolis (RJ) e um importante ponto de referência para a comunidade local. Dedicada a Santa Teresa d’Ávila, a padroeira da cidade, a igreja é um exemplo significativo da arquitetura religiosa na região.
Poço Bento
Localizado no município de Magé (RJ), é uma atração natural conhecida por sua beleza e tranquilidade. De acordo com a tradição local, seria um dos locais por onde passou São José de Anchieta, sendo que o poço no local teria sido construído por orientação dele. Em 1565, o missionário teria perfurado a terra, árida e seca, com o cajado e, a partir daí, teria brotado água cristalina.
Santuário Bom Jesus de Matosinhos
É um importante local de peregrinação e devoção religiosa em Paraíba do Sul (RJ). Este santuário é dedicado ao Bom Jesus de Matosinhos, uma representação de Jesus Cristo que é particularmente venerada na região.
Santuário Nossa Senhora do Amor Divino
Em Corrêas (RJ), o templo é um importante centro de devoção mariana e um destino de peregrinação para muitos fiéis. Este santuário é dedicado a Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira da Diocese de Petrópolis e a única imagem do Estado do Rio coroada pontificalmente, com reconhecimento do Sumo Pontífice da devoção.
.:: Basílicas de Aparecida são proclamadas igrejas do Jubileu da Esperança
Fonte: Diocese de Petrópolis
Fragilidade: o caminho para o crescimento pessoal
"Pequeno tratado sobre a fragilidade" é um convite à reflexão de nossas vidas e a prática da empatia.
Dogmas da Igreja: O Céu
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde os justos vivem a glória divina em unidade com Ele.
Bodas de Caná: o início simples da vida pública de Jesus
"Nas Bodas de Caná, Jesus transforma água em vinho, revelando sua missão e inspirando fé nos discípulos. Maria acredita e guia: 'Fazei tudo o que ele disser'."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.