Dom Joel fala dos frutos após etapa continental do Sínodo
Secretário-geral da CNBB fala que encontro com representantes da América Latina foi uma aula de sinodalidade

A Assembleia Regional do Cone Sul, em sintonia com a etapa do Sínodo 2021-2024, foi realizada entre os dias 6 e 10 de março em Brasília (DF), com a organização do Conselho Episcopal LatinoAmericano e do Caribe (Celam) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Leia MaisCelam divulga informações em português da fase continental do SínodoCelam e CNBB publicam documento para evangelização nas periferiasEm entrevista coletiva para fazer um balanço deste importante encontro, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella Amado afirmou que a assembleia não foi um encontro de peritos e expertos em Igreja, mas de irmãos e irmãs.
“Isto é a grande lição. Conversando com muitos dos representantes dos grupos brasileiros, vimos que foi uma grande aula de sinodalidade. Porque comunhão e sinodalidade só se aprende fazendo”, disse.
Dom Joel elogiou a participação das paróquias pelo Brasil na fase diocesana, do processo de escuta e diálogo.
“Na primeira etapa, tivemos a participação de 97% de 279 de nossas Igrejas Particulares. Dos três por cento que não participaram, foi por questões relacionadas a mudanças de bispos”.
O bispo também destacou que 62% das dioceses enviaram sua síntese em preparação à etapa continental o que, em sua avaliação, é também um número satisfatório, considerando que o envio se deu no período de festas de fim de ano e férias.

Continuidade nos esforços
O secretário-geral reforçou que o processo sinodal não pode se dar por satisfeito quanto à participação porque é sempre a expressão de um processo que avança cada vez mais.
“Na medida em que é a expressão de Deus-Trindade e que vai se concretizando entre nós, cada momento, cada etapa representa um alargar”, disse em referência à exortação bíblica que anima a etapa Continental extraída do livro de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2).
Próximas etapas do Sínodo
Presencialmente, representantes da América Latina e Caribe irão se reunir entre os dias 17 e 20 de março, em Bogotá, na Colômbia para fazer a redação da Síntese Continental. De 21 a 23 de março, estas informações serão lidas de acordo com o carisma e suas responsabilidades, mas respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus.
Concluindo o processo, o documento será enviado até 31 de março para a Secretaria Geral do Sínodo, e junto com os resumos dos outros continentes será produzido o Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro deste ano e a sua segunda sessão em outubro de 2024.
Saiba mais sobre a assembleia no boletim da CNBB

Receitas Afetivas: Ir. Ian Lucas ensina a fazer a rosca Celina
No quadro Receitas Afetivas deste mês o Ir. Ian Lucas nos ensina a fazer uma rosca de leite condensado com coco que é uma delícia.

Nossas Escolas clamam pela Paz e pelo Bem
Educar nunca foi fácil, e hoje parece tornar-se sempre mais difícil. Sabem-no bem os pais, os professores, os sacerdotes e todos os que desempenham responsabilidades educativas diretas.

Pentecostes: 3 livros para aproximar você do Espírito Santo
A Igreja celebra no domingo, 28 de maio, a Solenidade de Pentecostes. Ou seja, o dia em é feita a memória do momento em que Jesus sopra sobre os discípulos, a Virgem Maria e toda a Igreja, o Seu Espírito Santo Paráclito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.