A Assembleia Regional do Cone Sul, em sintonia com a etapa do Sínodo 2021-2024, foi realizada entre os dias 6 e 10 de março em Brasília (DF), com a organização do Conselho Episcopal LatinoAmericano e do Caribe (Celam) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Leia MaisCelam divulga informações em português da fase continental do SínodoCelam e CNBB publicam documento para evangelização nas periferiasEm entrevista coletiva para fazer um balanço deste importante encontro, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da entidade, Dom Joel Portella Amado afirmou que a assembleia não foi um encontro de peritos e expertos em Igreja, mas de irmãos e irmãs.
“Isto é a grande lição. Conversando com muitos dos representantes dos grupos brasileiros, vimos que foi uma grande aula de sinodalidade. Porque comunhão e sinodalidade só se aprende fazendo”, disse.
Dom Joel elogiou a participação das paróquias pelo Brasil na fase diocesana, do processo de escuta e diálogo.
“Na primeira etapa, tivemos a participação de 97% de 279 de nossas Igrejas Particulares. Dos três por cento que não participaram, foi por questões relacionadas a mudanças de bispos”.
O bispo também destacou que 62% das dioceses enviaram sua síntese em preparação à etapa continental o que, em sua avaliação, é também um número satisfatório, considerando que o envio se deu no período de festas de fim de ano e férias.

Continuidade nos esforços
O secretário-geral reforçou que o processo sinodal não pode se dar por satisfeito quanto à participação porque é sempre a expressão de um processo que avança cada vez mais.
“Na medida em que é a expressão de Deus-Trindade e que vai se concretizando entre nós, cada momento, cada etapa representa um alargar”, disse em referência à exortação bíblica que anima a etapa Continental extraída do livro de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2).
Próximas etapas do Sínodo
Presencialmente, representantes da América Latina e Caribe irão se reunir entre os dias 17 e 20 de março, em Bogotá, na Colômbia para fazer a redação da Síntese Continental. De 21 a 23 de março, estas informações serão lidas de acordo com o carisma e suas responsabilidades, mas respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus.
Concluindo o processo, o documento será enviado até 31 de março para a Secretaria Geral do Sínodo, e junto com os resumos dos outros continentes será produzido o Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro deste ano e a sua segunda sessão em outubro de 2024.
Saiba mais sobre a assembleia no boletim da CNBB
Confira mensagens e preces para a família ler e rezar
Livro do missionário Frei Zeca, publicado pela Editora Santuário, propõe às famílias a reflexão de assuntos como a vida matrimonial e o quarto mandamento.
Leão XIV nomeia novo bispo para a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas
Papa Leão XIV nomeia novo bispo para a diocese de Teixeira de Freitas, Caravelas, na Bahia. Conheça Dom Aldemiro Sena, transferido da sede episcopal da Paraíba.
Papa destaca leitura bíblica sem fundamentalismos
Na Audiência Geral, Leão XIV afirma que "a Igreja é chamada a reapresentar a Palavra de Deus com uma linguagem capaz de chegar aos corações."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.