Igreja

O exemplo de vida e martírio de São Paulo Miki e Companheiros

Escrito por Redação A12

05 FEV 2020 - 08H02 (Atualizada em 06 FEV 2025 - 08H27)

Reprodução

As primeiras sementes do Evangelho no Japão foram lançadas pelo jesuíta São Francisco Xavier no ano de 1540. Poucas décadas depois, a Igreja Católica conhecia uma cruel perseguição. Mártires como São Paulo Miki e Companheiros, crucificados em Nagasaki em 1597, foram canonizados em 1862 por Pio IX, e outros foram beatificados em 1867. 

Leia MaisConfira a história dos mártires de Cunhaú e Uruaçu

Miki nasceu em 1564, era filho de pais ricos, tendo sido educado no colégio jesuíta em Anziquiama, no Japão. Ordenou-se sacerdote jesuíta, o primeiro japonês da companhia.

Devido à conquista da Coreia pela Espanha, o Japão motivou uma perseguição contra todos os cristãos ocidentais.

Paulo Miki e outros jesuítas e leigos foram presos e receberam pena de morte por crucificação. Por isso, nesta data, a Igreja celebra a memória litúrgica dos Santos Paulo Miki e Companheiros.

O Arcebispo de Sorocaba–SP, Dom Julio Endi Akamine, primeiro Nipo-brasileiro nomeado bispo no Brasil, falou ao A12 sobre o exemplo de testemunho e vida dos mártires para a Igreja Católica.

“Os mártires São Paulo Miki e companheiros são um testemunho da Igreja Católica no Japão. Os católicos no Japão foram muito perseguidos, passaram mais de dois séculos sem bispos, sem padres, sem missionários, sem a Eucaristia. Mas mantiveram a fé católica durante todo esse tempo em meio há muitas perseguições, vivendo quase na clandestinidade.

Quando os missionários retornaram ao Japão encontraram várias comunidades que tinham transmitido a fé católica, de modo integral, de geração a geração. Esse testemunho da Igreja Católica no Japão é muito atual nos tempos de hoje e nós somos chamados a sermos discípulos missionários. Nós recebemos, mas também devemos comunicar a fé.

Eles são, para nós, exemplo de pessoas que transmitiram a fé de geração a geração, de maneira integral, e também, são nossos intercessores. Peçamos a intercessão de São Paulo Miki e Companheiros para que possamos transmitir com alegria a fé em Jesus Cristo”.


Fonte: Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...