Fundada em novembro de 2004 como Organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) quer promover os direitos da pessoa idosa, sua saúde, segurança e participação, valorizando os vínculos familiares por meio de acompanhamento domiciliar.
Com essas palavras, a Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli, definiu a missão da pastoral.
Foto de: Divulgação

Pastoral faz visitas domiciliares regulares aos idosos
Em entrevista ao A12.com, Irmã Terezinha Tortelli destacou as visitas domiciliares e a formação contínua dos voluntários através de reuniões mensais nas comunidades como ações da Pastoral e falou também sobre os desafios neste ano de 2014.
A12.com: Quais os desafios da Pastoral da Pessoa Idosa em 2014?
Ir. Terezinha Tortelli: Conseguir recursos financeiros para desenvolver todas as ações previstas; recurso este necessário para capacitar novos voluntários e expandir a PPI em outras comunidades, paróquias, dioceses.
Precisamos também continuar nosso trabalho de acompanhamentos dos voluntários onde já está implantada PPI; mantê-los motivados; elaborar os materiais necessários de formação e de divulgação.
Entre nossas metas está também a atuação junto aos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa para contribuir na construção de políticas que sejam sensíveis à mudança demográfica do Brasil.
A população do nosso país está envelhecendo rapidamente e as políticas públicas não acompanham o mesmo ritmo. Por esta falta de percepção e sensibilidade é que não se destinam recursos para ações junto às pessoas idosas;
Queremos também celebrar os 10 anos de missão da nossa pastoral.
“Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”. (João Paulo II, 27/01/2005)
A12.com: Como define o trabalho da pastoral?
Ir. Terezinha Tortelli: Um trabalho de fé e vida, no qual é possível demonstrar a fé através de obras. É um trabalho bem concreto, bem organizado, sistematizado, com metodologia própria, no qual é possível qualquer pessoa se engajar como voluntário.
Através da visita domiciliar mensal às famílias onde existe uma ou mais pessoas idosas, o Líder comunitário da PPI chega como um discípulo e missionário de Jesus Cristo.
No momento atual em que a sociedade brasileira e principalmente o poder público ainda não despertaram para essa mudança do perfil demográfico dos brasileiros, a Igreja, através da PPI, está desenvolvendo um trabalho pioneiro e de linha de frente, dando sua contribuição no acompanhamento do que o Papa Francisco chamou de ‘porção excluída’.
A12.com: Quais as ações da Igreja para evangelizar a partir da realidade dos idosos no Brasil?
Ir. Terezinha Tortelli: Segundo o Papa Francisco, é necessário ir às periferias existenciais, mas também geográficas.
A Pastoral da Pessoa Idosa com sua missão de acompanhamento às pessoas idosas no domicílio, principalmente às pessoas idosas mais vulnerabilizadas, seja pela condição de pobreza, de abandono, de isolamento, de solidão ou por outras fragilidades, desempenha esse papel, essa missão de evangelizar indo ao encontro desta porção excluída que são hoje uma grande maioria das pessoas idosas brasileiras.
A religiosa destacou ainda que são acompanhadas uma média mensal de 136.334 pessoas idosas, através de 17.240 líderes comunitários, em 4.349 comunidades, que pertencem a 1.247 paróquias e 184 dioceses.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.