Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Franciscanos Conventuais de SP celebram título de santuário para Igreja do Bonfim

Igreja será a segunda elevada a Santuário na Diocese de Santo André

Foto de: reprodução.

Igreja Senhor do Bonfim na atualidade

Igreja do Bonfim na atualidade. 

A notícia da elevação da Paróquia Senhor do Bonfim, em Santo André (SP), a Santuário foi recebida com grande alegria e expectativa pela comunidade dos Frades Menores Conventuais que residem na cidade. 

A igreja localizada no Parque da Nações, em 1949, acolheu os primeiros Frades Menores Conventuais de uma das quatro sedes da ordem religiosa do Brasil, que estão divididos em duas províncias e duas custódias (vice-províncias). Na Igreja do Bonfim os frades ajudaram a construir a história da ordem religiosa no país. A Província de São Francisco de Assis de Santo André foi a primeira a ser erigida na América Latina na década de 80.

Para o pároco, frei Nestor Marin, OFMConv, o título sempre foi um desejo manifestado tanto pela província como pelos paroquianos.

“Sempre foi um desejo de nossa província tornar a Casa Mãe um centro de espiritualidade. Com todas as mudanças que vêm ocorrendo em nosso país e em São Paulo, pensamos que estaria na hora de proporcionar ao povo de Deus um maior atendimento no que se refere à nossa fé”, disse o pároco em entrevista ao jornal diocesano.

Segundo frei Nestor, desde a divulgação do título pelo bispo diocesano dom Nelson Westrupp, scj, toda a comunidade paroquial está sendo preparada para a missão de ser um centro de espiritualidade e peregrinação para fiéis que buscam oração, reflexão, formação e aconselhamento espiritual. 

“Procuramos conscientizar todos os fiéis da paróquia de que ela passará a ter uma maior responsabilidade com a evangelização. Com a passagem de paróquia a Santuário muitas pessoas virão até nós esperando encontrar um atendimento acolhedor e um espaço onde possam rezar, refletir”, comentou em entrevista ao A12.

Em um segundo momento, o pároco esclareceu a importância da formação dos leitores, acólitos, músicos e demais lideranças para o acolhimento dos peregrinos no Santuário. “Essa mudança nos obriga a redimensionar o nosso método de evangelização, pois temos que ter pessoas preparadas para bem acolher todos os fiéis que virão até nós”, esclareceu frei Nestor.

Atualmente a paróquia mantém cerca de 30 frentes de trabalho, incluindo pastorais, movimentos e ministérios e, recebe aproximadamente 5.500 fiéis nas celebrações nos finais de semana.

Para o provincial da Província São Francisco de Assis, frei Gilson Miguel Nunes, OFMConv, a elevação oportuniza para toda a comunidade dos Franciscanos Conventuais mais uma forma de exercer a sua missão seguindo a inspiração de São Francisco de Assis.

“O sentimento presente em nosso coração é de gratidão. O Bonfim sempre foi um ponto de referência da Diocese e da Região Episcopal Belém. Então, com essa elevação, que o Bonfim possa se configurar cada vez mais como casa de todos. O sentimento como provincial é de gratidão a Deus em poder servir a este Santuário para que ele seja também propulsor do carisma franciscano conventual”, assinalou ao A12.

Os Franciscanos Conventuais são os responsáveis pela Basílica de São Francisco, na Itália, portanto, os guardiães dos restos mortais de São Francisco de Assis.

cruzO Senhor do Bonfim que veio da Bahia

A imagem do Senhor do Bonfim foi doada pelos baianos aos paulistas em retribuição à imagem de Nossa Senhora Aparecida doada pelos paulistas. Antes de chegar a Santo André, essa imagem ficou exposta na Catedral da Sé, em São Paulo.

Mais tarde, por ordem do arcebispo de São Paulo, o cardeal dom Carlos Carmelo Vasconcelos Motta, a imagem deveria ser entregue para a igreja mais pobre da arquidiocese de São Paulo, que então era a igreja do Parque das Nações. O Senhor do Bonfim foi entregue à paróquia no dia 18 de abril de 1943.

Conheça mais sobre o carisma dos Frades Menores Conventuais. 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...