No dia 9 de novembro, a Igreja Católica celebra a dedicação da Basílica de São João de Latrão, a mais antiga de todas as basílicas do mundo. Sua construção é histórica e representa o símbolo da liberdade da fé e o coração da Igreja de Roma.
A Basílica de Latrão foi a primeira igreja construída após o Édito de Milão, promulgado em 313 pelo imperador Constantino, que concedeu liberdade religiosa aos cristãos. Pouco depois, Constantino doou ao Papa Melquíades uma antiga propriedade da família Latrão, onde foram erguidos a basílica, o batistério e a residência papal.
Os papas viveram nesse local até o período de Avignon, no século XIV. A consagração oficial da basílica ocorreu em 9 de novembro de 324, pelo Papa São Silvestre I.
Originalmente dedicada ao Santíssimo Salvador, a igreja passou a ser também consagrada a São João Batista e São João Evangelista, recebendo o nome de Basílica de São João de Latrão.
Em 787, a basílica foi novamente consagrada, e um fato extraordinário marcou sua história: uma imagem de Cristo teria derramado sangue após ser atingida por um golpe, tornando-se um sinal de fé e mistério venerado até hoje. Por isso, também é chamada de Basílica do Divino Salvador.
Com seu nome completo de Arquibasílica Papal do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista de Latrão, o templo carrega o título latino “Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput”, que significa “Mãe e Cabeça de todas as Igrejas da Cidade e do Mundo”.
Ela é a catedral da Diocese de Roma e a sede oficial do Papa, como bispo de Roma. Honrar a Basílica de Latrão é expressar o amor à Igreja de Cristo, que, nas palavras de Santo Inácio de Antioquia, “preside na caridade” toda a comunhão católica.

Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.