Em 2023, mulheres e homens tiveram suas virtudes reconhecidas pelo Dicastério para a Causa dos Santos (antiga Congregação para as Causas dos Santos), e receberam o título de Servo de Deus, de Venerável, ou seja, digno de veneração após a investigação da vida e também os que foram considerados beatos, a partir de um milagre comprovado ou de seu martírio, e também de pessoas que tiveram avanços em seus processos para a canonização.
Leia MaisIgreja ganha oito novos beatos e três veneráveisConheça santos e beatos negros na história da Igreja CatólicaDiferente do que foi em 2022, quando tivemos 12 pessoas foram eleitas como santos e santas, neste ano não tivemos celebrações de canonizações, ou seja, da comprovação de um segundo milagre ou das virtudes de mártires que ainda estão neste processo.
Na página oficial do Dicastério, estão publicados os decretos de 2023, com a confirmação de oito beatificações (pelo menos um milagre reconhecido ou seu martírio):
O Vaticano também confirmou que 36 Servas e Servos de Deus tiveram suas virtudes heroicas comprovadas e se tornaram Veneráveis, entre estes, dois são brasileiros.
Guido Schäffer

Médico, seminarista e surfista, que sempre ajudou os mais pobres durante toda sua vida, tanto no Hospital da Santa Casa como nas ruas da cidade.
Ele nasceu em 22 de maio de 1974, em Volta Redonda–RJ. Em 1988, formou-se em Medicina e, um ano depois, iniciou sua residência médica na Santa Casa de Misericórdia e o atendimento médico à população de rua com as Missionárias da Caridade. Em 2001, passou a integrar o corpo clínico da Santa Casa e a atuar na Pastoral da Saúde.
Inclinado ao ministério presbiteral, iniciou os estudos preparatórios no Mosteiro de São Bento, em 2002, e ingressou no Seminário São José em 2008. O seu amor à Eucaristia, a sua vida de profunda oração, a sua entrega abnegada aos pobres e doentes, a sua dedicação missionária e a sua humildade em esperar o momento de receber o Sacramento da Ordem, que fortemente desejava, são traços que compõem o retrato da alma de Guido.
Irmã Tereza Margarida do Coração de Maria

Nesta matéria do A12, você pode conhecer mais da monja da Ordem das Carmelitas Descalças que morreu em 2005, devido a uma doença pulmonar.
No Carmelo de Aparecida–SP, ela foi vice-mestra das noviças. A religiosa era conhecida como “Nossa Mãe”.
Nascida em Borda da Mata–MG em 24 de dezembro de 1915, ingressou na vida religiosa aos 22 anos, em Mogi das Cruzes–SP.
Em Três Pontas–MG, Madre Tereza fundou o Carmelo São José. Na casa religiosa, viveu a maior parte da vida, estão hospedadas diversas monjas vindas de diversos carmelos de Minas Gerais.
Padre Rodrigo Arnoso explica processos para reconhecimento dos Santos
Fonte: Vatican News - Dicastério da Causa dos Santos
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.