O jovem Beato Carlo Acutis será canonizado no domingo, 27 de abril de 2025.
Diante desse evento, o Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, apresenta uma obra que revela detalhes inéditos sobre momentos marcantes, desde sua morte até o traslado para o Santuário do Despojamento.
O livro “Carlo Acutis nas pegadas de Francisco e Clara de Assis — Originais, não fotocópias”, publicado pelas Edições Francescane italiane, será lançado em Roma no dia 25 de fevereiro. A apresentação é organizada pela Fundação diocesana de religiões Assis–Santuário do Despojamento, em parceria com a Comunidade de Sant'Egidio.
O evento acontecerá na sala de conferências da Comunidade de Sant'Egidio e contará com a presença do autor, dom Domenico Sorrentino (bispo das Dioceses de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e Foligno), Marco Impagliazzo, presidente da comunidade, e Pe. Enzo Fortunato, presidente do Pontifício Comitê para o Dia Mundial da Criança.
Além disso, a mãe do Beato, Antonia Salzano, participará on-line.

Na obra, que inclui um pensamento do Papa Francisco, Dom Sorrentino responde a perguntas frequentes, como: por que Carlo Acutis foi sepultado no Santuário do Despojamento, em Assis? Qual a relação entre o jovem milanês, que será canonizado em 27 de abril, e a cidade seráfica?
O bispo também compartilha informações inéditas sobre o período entre a morte de Carlo e seu traslado ao santuário, além da atual veneração de seu corpo, que no último ano atraiu aproximadamente 1 milhão de visitantes.
“Este livro apresenta aos jovens, e não só, este extraordinário ‘team’ composto por Francisco de Assis e Carlo Acutis, que se formou no mesmo lugar, com a diferença de oitocentos anos, e que está mudando o rosto de Assis”.
A obra também menciona o prêmio internacional “Francisco d’Assisi e Carlo Acutis por uma economia da fraternidade”, que destina 50 mil euros a projetos comunitários, com prazo de inscrição até o final de fevereiro.
O livro se encerra com um apêndice que traz a oração composta por dom Sorrentino para a canonização de Carlo, antecedida pelo Cântico do Irmão Sol.
Esse cântico, amplamente abordado na obra, é especialmente lembrado neste ano, em que se celebra o oitavo centenário de sua composição, ocorrida entre a pequena Igreja de São Damiano e o bispado de Assis, hoje parte do Santuário do Despojamento.
add_box Leia também: Carlo Acutis será o novo Santo da Igreja
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.