Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 27 OUT 2020 - 10H10

Novos cardeais: a surpresa de alguns nomes

O Papa Francisco anunciou, no domingo (25), um novo Consistório para o dia 28 de novembro, para a criação de 13 novos cardeais. Eis as reaçãões e os comentários daqueles que foram escolhidos pelo Sumo Pontífice, publicados recentemente pela Vatican News. 

Para mim, o cardinalato será outro modo de estar perto do Papa e apoiá-lo com a oração e a Palavra”, diz o pregador da Casa Pontifícia, o religioso capuchinho Frei Raniero CantalamessaEle também diz que vê a nomeação como um reconhecimento da importância da Palavra de Deus. "Mais do que de minha própria pessoa, vez que meu serviço à Igreja tem sido – e, por expresso desejo do Santo Padre, continuará sendo – quase apenas o de proclamar a Palavra, a partir da Casa Pontifícia”, afirma o religioso, desde 1980 pregador da Casa Pontifícia.

Shutterstock
Shutterstock
Foto ilustrativa


Pura surpresa a de Monsenhor Enrico Feroci, que soube da futura nomeação como cardeal enquanto estava na sacristia, pouco antes de celebrar a missa das 12h30. "Interpretei como um gesto do Papa, não para mim pessoalmente, mas para todos os sacerdotes de Roma”. Mons. Enrico Feroci é pároco no Santuário de Santa Maria do Divino Amor, nos arredores de Roma, no bairro Castel de Leva. Sempre se diz que o presbítero é aquele que dá suas mãos ao bispo para tocar o Corpo de Cristo que é o Povo de Deus. Assim, o Papa Francisco quis agradecer às mãos de muitos sacerdotes. Acho que é assim, estou interpretando porque não creio que, como pessoa, eu possa merecer este reconhecimento”.

Dom Silvano Maria Tomasi, ex Núncio Apostólico e ex Observador Permanente da Santa Sé junto à ONU e instituições especializadas em Genebra, a Organização Mundial do Comércio e Organização Internacional para as Migrações, expressou a surpresa com que recebeu a decisão do Papa Francisco e também a alegria ao pensar que poderia ser um reconhecimento do compromisso. O futuro cardeal destaca que receber este tipo de anúncio sugere uma renovada assunção de responsabilidade para continuar a contribuir para o bem da Igreja. Dom Silvano Tomasi completou 80 anos em 12 de outubro passado.

"Brincadeira de Papa", disse o Frei Mauro Gambetti, poucos minutos após o anúncio de sua nomeação pelo Papa Francisco no Angelus. "Recebo com gratidão e alegria esta notícia, com espírito de obediência à Igreja e de serviço à humanidade, em um momento tão difícil para todos nós. Confio a São Francisco minha viagem e faço minhas suas palavras de fraternidade. Um presente que partilharei com todos os filhos de Deus em um caminho de amor e compaixão para com o próximo nosso irmão". O futuro cardeal é o Guardião da Comunidade franciscana de Assis e nasceu em 27 de outubro de 1965.

Dom Wilton Gregory, Arcebispo de Washington, divulgou a seguinte declaração ao saber da sua nomeação: "Com um coração muito grato e humilde, agradeço ao Papa Francisco por esta nomeação, que me permitirá trabalhar mais de perto do Papa para o cuidado da Igreja de Cristo". Dom Gregory será o primeiro afro-americano a ser elevado ao Colégio dos Cardeais. Natural de Chicago, o futuro cardeal completa 73 anos em 7 de dezembro.

Leia MaisFala do Papa sobre união homoafetiva é sobre respeito e acolhidaLista Completa

Dom Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos;

Dom Marcello Semeraro, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos;

Dom Antoine Kambanda, arcebispo de Kigali, Ruanda;

Dom Wilton Gregory, arcebispo de Washington;

Dom José Advincula, arcebispo de Capiz, Filipinas;

Dom Celestino Aós Braco, arcebispo de Santiago de Santiago do Chile;

Dom Cornelius Sim, bispo titular de Puzia di Numidia e Vigário Apostólico de Brunei, Kuala Lumpur;

Dom Augusto Paolo Lojudice, arcebispo de Siena-Colle Val d'Elsa-Montalcino;

Frei Mauro Gambetti, franciscano conventual, Guardião da Comunidade franciscana de Assis;

Juntamente a eles, o Papa uniu aos membros do Colégio dos Cardeais:

Dom Felipe Arizmendi Esquivel, bispo emérito de San Cristóbal de las Casas, México;

Dom Silvano M. Tomasi, arcebispo titular de Asolo, Núncio Apostólico;

Frei Raniero Cantalamessa, capuchinho, Pregador da Casa Pontifícia;

Mons. Enrico Feroci, pároco em Santa Maria do Divino Amore em Castel di Leva.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...