A força do amor materno influencia muito na vida dos filhos. Às vésperas do Dia das Mães, recordamos as virtudes da mãe de Santo Agostinho, mulher que é um exemplo luminoso para outras mães, na dedicação fiel à oração e prática da fé.
Na história da Igreja, temos muitos exemplos de mães que assumem com muita coragem a missão de educar e formar os filhos na fé. Santa Mônica, a mãe de Agostinho, fundador da ordem religiosa do Papa Leão XIV, se destaca por sua influência moral e religiosa na vida do filho.
Santo Agostinho, segundo o papa Bento XVI, em uma audiência no ano de 2008, foi o padre da Igreja que mais deixou escritos e, dentre eles, encontra a obra “Confissões”, onde o santo relata um pouco de como foi a vida da sua genitora.

🌹O legado materno de Santa Mônica
Mônica foi esposa de Patrício, um homem pagão de temperamento difícil, a quem, com paciência, oração e exemplo de vida, levou à conversão. Assim como a mãe do papa Leão XIV, Mildred Martínez, a mãe de Santo Agostinho teve 3 filhos.
Sua relação com Agostinho é emblemática, ela o acompanhou com lágrimas e orações ao longo de sua busca intelectual e existencial. Mesmo diante da dor de vê-lo afastado da fé, não desistiu.
Sua constância espiritual foi decisiva para a conversão do filho, que mais tarde se tornaria um dos maiores Doutores da Igreja.
“Mônica nunca deixou de rezar por ele e pela sua conversão, e recebeu a consolação de o ver voltar à fé e receber o batismo. Deus ouviu as preces desta santa mãe, à qual o Bispo de Tagaste dissera: 'É impossível que se perca um filho de tantas lágrimas'”, afirmou Bento XVI, em uma oração do Angelus no ano de 2009.
Séculos depois, a influência dessa espiritualidade se faz presente em figuras como o Papa Leão XIV, o primeiro papa agostiniano, cuja ligação com Santa Mônica é visível até no título de sua diaconia, em Roma, quando ainda era cardeal diácono.

Ele foi ordenado sacerdote no Colégio Agostiniano de Santa Mônica e hoje ocupa um lugar na história da Igreja como sucessor de Pedro, guiado por um lema que contém a essência de Agostinho: “In Illo uno unum” — “No único Cristo, somos um.”
Neste Dia das Mães, Santa Mônica possa inspirar outras mães a não desistirem e amarem com fé. Ela convida a redescobrir o valor da espera e da oração, como caminhos para formar corações em busca da verdade.
Sua vida é uma fonte viva de uma tradição que continua a florescer na Igreja, através de “seus filhos”, de Agostinho ao Papa Leão XIV.
🙏 Leia mais:
::. A missão da mãe na santificação de sua família
Fonte: Vatican News | CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.