Igreja

São Leão I, o primeiro Papa a ser chamado “Grande” ou “Magno”

Este Papa enfrentou reis bárbaros, lutou contra heresias e deixou um grande legado para a Igreja

Escrito por Elisangela Cavalheiro

08 NOV 2021 - 10H52 (Atualizada em 08 NOV 2024 - 14H23)

Reprodução

Na história da Igreja, três papas receberam o título de “grande” ou “magno”. O título dado por historiadores atribui a eles uma grande contribuição para a Igreja, seja no aspecto teológico e mesmo em tempos difíceis.

O primeiro deles foi São Leão I, que tem sua festa no dia 10 de novembro.

Leia MaisVocê sabia que dois irmãos de sangue se tornaram papas?Papas refletem a presença das mulheres na Igreja

Sobre este importante papa e santo da Igreja Católica, há muito o que dizer, mesmo passados mais de 1500 anos de sua morte. 

O grande Papa São Leão I exerceu seu pontificado no século quinto, entre 29 de setembro de 440 e 10 de novembro de 461, e figura entre os 10 papados mais longos da história; ele é o décimo da lista.

Fatos interessantes sobre a sua vida

Sendo enviado para a África, conheceu Santo Agostinho. Depois, ainda serviu como diácono do Papa Celestino I e foi conselheiro do Papa Sisto III, a quem ele sucedeu.

Ao longo de seu pontificado, conquistou alguns méritos.

O primeiro deles já mencionamos: foi o primeiro sucessor de Pedro a ser chamado Magno. Depois, ele foi o primeiro bispo de Roma a ser chamado Leão, e é um dos dois Papas que possui o título de “Doutor da Igreja”. O outro papa doutor é São Gregório, que também é um dos outros três papas que tem o mesmo título “magno”. 

Historiadores também dizem que ele foi o primeiro papa a ser sepultado na Basílica de São Pedro. Suas relíquias ainda hoje são conservadas na Capela de Nossa Senhora do Pilar, na Basílica de São Pedro.

Do seu papado devemos lembrar sua importante contribuição. Ele pregou incansavelmente contra as heresias de seu tempo e enfrentou reis bárbaros.

O primeiro a quem ele enfrentou foi Átila, o Huno. Leão foi ao seu encontro e o convenceu a não invadir Roma. Relatos não contam como o papa conseguiu essa façanha, mas um afresco nas salas do Vaticano mostra o rei dos Hunos se retirando após ter visto aparecer, atrás de Leão, os Apóstolos Pedro e Paulo, armados de espadas.

Outro bárbaro, Genserico, rei dos Vândalos, também ouviu o pedido de Leão, e embora o papa não tenha conseguido impedir que saqueasse a cidade a poupou de ser queimada e a população conseguiu encontrar amparo nas basílicas de São Pedro, São Paulo fora dos Muros e São João de Latrão.


São Leão I, Magno

São Leão Magno teve ainda muitas iniciativas que o destacam como um papa.

Ele, como seus antecessores, buscou resguardar a centralidade da Sé de Pedro e a figura do Papado, é lembrado por impor regras aos bispos e sobre a administração dos bens da Igreja; foi o primeiro a redigir um missal, que ficou conhecido como ‘sacramentário leonino’. Seu título de Doutor da Igreja foi dado por ter tratado a natureza de Cristo.

A respeito dele, o papa emérito Bento XVI disse em uma audiência em 2008: 

“Conhecemos bem a ação do Papa Leão, graças aos belíssimos sermões deles estão conservados quase cem num latim maravilhoso e claro e graças às suas cartas, cerca de cento e cinquenta.

Nestes textos o Pontífice
manifesta-se em toda a sua grandeza, dirigido ao serviço da verdade na caridade, através de uma prática assídua da palavra, que o mostra ao mesmo tempo teólogo e pastor.

Leão Magno, constantemente solícito pelos seus fiéis e pelo povo de Roma, mas também pela comunhão entre as diversas Igrejas e pelas suas necessidades, foi defensor e promotor incansável da primazia romana, propondo-se como herdeiro autêntico do apóstolo Pedro”.

São Leão Magno, rogai por nós! 

remove_red_eye Para aprender mais sobre São Leão Magno e outros Santos, confira a página Santo do Dia com novas e exclusivas ilustrações e textos atualizados sobre o testemunho de fé desses homens e mulheres que, do céu, intercedem por nós.

Fonte: Vatican News, Catholic Answers, Santa Sé.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...