
Podemos resumir a vida de Santo Agostinho de Hipona em três períodos:
1. Desde o seu nascimento até a sua conversão, no qual reconhecemos o gradual retorno à Fé deste jovem rebelde;
2. Desde a sua conversão até o seu episcopado, onde se reconhece o seu desenvolvimento doutrinal como filósofo cristão; e
3. Desde que assumiu como bispo de Hipona, onde plasmou seus conhecimentos nas suas atividades como pastor de Hipona, até a sua morte.
Quero refletir especificamente na conversão deste grande santo e nas luzes para a nossa vida cristã.
É sabido da influência de Santo Ambrósio na conversão de Agostinho, que, quando tinha aproximadamente 30 anos, começou a se questionar sobre a atração dos discursos deste santo, que muito tratavam da verdadeira sabedoria.
Assistindo com regularidade aos seus discursos, teve a boa atitude de querer visitá-lo, pois se sentiu cativado. EM QUALQUER MOMENTO DA NOSSA VIDA, DEVEMOS NOS DEIXAR AJUDAR PELA SABEDORIA DOS DEMAIS, SENDO PROATIVOS - FÉ NA MENTE.
Outro aspecto da conversão de Agostinho foi a sua vida intelectual, em especial o estudo da Filosofia; passou do ceticismo pessimista para a filosofia neoplatônica. Este estudo o levou ao entusiasmo e à esperança de encontrar a Verdade.
Finalmente, ele começou a leitura das Sagradas Escrituras, por meio da qual começou a iluminar muitas das certezas que o acompanhavam, descobrindo que Jesus Cristo é o único caminho da verdade e da salvação: passou assim da fé de mente à fé no coração. IMPORTÂNCIA DA NOSSA FORMAÇÃO PERMANENTE, POR MEIO DA ORAÇÃO BÍBLICA E DE LEITURAS ESPIRITUAIS - FÉ NO CORAÇÃO.
Um terceiro aspecto o encontramos no processo de descoberta de Agostinho e que o leva para uma tomada de decisão nada fácil, porém necessária para uma vida nova. Após Agostinho adquirir conhecimentos teológicos e filosóficos, começou a ter a disposição de receber como Revelação a verdade sobre Deus e a existência. Porém, enfrenta ainda uma resistência interior, sobre sua “opção fundamental”.
Este processo de discernimento, Agostinho o faz com uma atitude de observação de outros testemunhos, por meio da meditação e da escuta de pessoas sábias. Agostinho vai discernindo o Plano de Deus na sua vida e toma as decisões importantes que Deus vai lhe mostrando. RECEBEMOS A VIDA NOVA POR MEIO DO BATISMO: VALORIZEMOS O IMENSO DOM DO NOSSO PRÓPRIO BATISMO E SEJAMOS COERENTES COM ESSE DOM - FÉ NA AÇÃO.
Santos doutores da Igreja. Veja abaixo mais histórias de outros santos:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.