A Via-Sacra, também chamada de Caminho Doloroso ou Caminho Santo, é o que acontece em nossas paróquias e em nossas igrejas, muitas vezes de maneiras diferenciadas, quando, por exemplo, no interior das igrejas se colocam aqueles quadros recordando os principais momentos da caminhada dolorosa de Jesus. Leia Mais5 formas de discernir a vocação na QuaresmaUm livro para cada semana da Quaresma
Segundo o missionário redentorista Padre Inácio Medeiros, em geral, durante muito tempo na igreja eram 14 estações.
Hoje, costuma-se acrescentar uma décima quinta, que simboliza a Ressurreição.
Padre Inácio explica que pode ser uma celebração litúrgica, uma caminhada que a comunidade faz recordando os principais momentos, aqueles dolorosos da vida de Jesus, desde que ele foi aprisionado na noite de Quinta-feira Santa até a sua morte na cruz, na tarde da Sexta-feira Santa.
O objetivo é ajudar na concentração, na fixação daquilo que celebramos. Em muitos lugares também se faz a encenação do teatro da Paixão de Cristo ao vivo.
:: O A12 reúne aqui conteúdos especiais para você vivenciar a Quaresma. Confira!
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Natal e desigualdade social: o que a fé nos ensina a fazer
O Natal reacende a reflexão sobre pobreza e violência, lembrando que a partilha concreta é resposta essencial para devolver dignidade e esperança social.
Estão abertas as inscrições do projeto “Comunhão e Partilha”
Dioceses e prelazias podem se inscrever para o projeto “Comunhão e Partilha”, que apoia a formação de padres em todo o Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...