Por Marília Ribeiro Em Igreja Atualizada em 13 AGO 2019 - 09H10

Os exemplos de irmã Dulce para uma vida de amor a Deus e ao próximo

irmã dulce

A festa litúrgica da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, celebrada no último dia 13 de agosto, recorda o legado de amor e doação que a beata deixou não só na Bahia, onde realizou uma grande obra dedicada aos pobres e necessitados, mas também a todo o Brasil.

Irmã Olívia Lucinda da Silva trabalhou com a beata e listou alguns exemplos deixados por irmã Dulce, que são motivações para uma vida de fé verdadeira, a serviço do próximo.

irmã dulce

O amor – irmã Dulce amou a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo;

A fé – Ela viveu em oração constante, dedicando-se a fazer penitências e rezar o terço todos os dias;

A perseverança – mesmo com todas as dificuldades ela nunca se desesperou, pedia esmolas e estava sempre disposta a fazer tudo que pudesse para atender as necessidades daqueles que dependiam de sua atenção e ajuda;

A simplicidade – Ela abriu mão de conforto e dos apegos materiais para estar a serviço do outro; 

O acolhimento – era solidária a todos os pobres e necessitados, não fazia distinção de raça ou classe social; 

A confiança em Deus – para realizar o seu trabalho, encontrava forças em Deus e na Eucaristia; 

O olhar misericordioso – irmã Dulce se espelhou no rosto de Jesus e olhava para as pessoas com mesmo olhar de Jesus, principalmente os mais pobres, os doentes, abandonados e prisioneiros, ela via em cada um a presença de Jesus.

Irmã Olívia Lucinda da Silva, 76 anos, trabalhou com a bem-aventurada desde o tempo dos atendimentos no galinheiro. Ela conta que se entusiasmou com o jeito da freira, pois o seu desejo sempre foi servir os pobres e, por isso, entrou no convento.

“Quando eu cheguei aqui, ela estava no galinheiro fazendo curativo em um paciente. Eu me entusiasmei por ela, e vim pra cá e estou aqui até hoje ajudando nas obras dela.”

A religiosa é da mesma congregação de irmã Dulce, as irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, e está há 42 anos na vida consagrada, buscando sempre servir com alegria, se inspirando nos exemplos de Dulce.

“Me anima estar servindo com alegria, com fé e esperança, sabendo que Jesus está aqui presente conosco e que irmã Dulce está nos ajudando lá do céu.”

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...