Padre Miguel Pajares, sacerdote da Ordem Hospitaleira de São João de Deus responsável pelo hospital católico de São José de Monróvia (capital da Libéria), e duas freiras missionárias tiveram resultado de exame positivo para Ebola, doença contagiosa que já infectou 1.603 pessoas, deixando 887 mortos. Ele trabalha na África há 54 anos; desde 2007 atuava na Pastoral dos Enfermos do hospital da Libéria.
Foto de: El Mundo

Padre Miguel durante atendimento a paciente.
A Força Aérea espanhola enviou um avião para resgatar o padre, que receberá tratamento em Madrid. "Tenho febre. Não tenho apetite (...), tenho muitas dores nas articulações. Preciso de ajuda para ir de um lugar para o outro", contou, na segunda-feira, o padre Miguel Pajares à televisão norte-americana CNN.
O padre de 75 anos, natural de Toledo, cuidou do diretor do hospital, Patrick Nshamdze, que no último sábado (02) morreu infectado com o vírus. Como os primeiros testes revelaram-se negativos, o padre espanhol continuou a cuidar e a alimentar o camaronês, até que lhe foi também diagnosticada a infeção com o vírus.
As irmãs que estão em isolamento na Libéria são a congolesa Chantal Pascaline Mutwamene e a guineana Paciencia Melgar, que pertencem à Ordem da Imaculada Conceição. Elas são mantidas em uma instalação com outras 46 pessoas, mas também devem ser levadas à capital espanhola.
A missionária americana Nancy Writebol, 60 anos, que também foi contaminada pelo vírus na Libéria, já chegou aos Estados Unidos para ser tratada num hospital devidamente equipado, em Atlanta.
O outro norte-americano também infetado na Libéria, o médico Kent Brantly, 33 anos, foi tratado neste hospital e o seu estado de saúde melhorou.
Os primeiros casos de febre hemorrágica, em grande parte devido ao vírus Ebola, foram relatados em março na Guiné e a epidemia já fez cerca de 900 mortes na África Ocidental.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.