Nesta quarta-feira, 17, o Vaticano divulgou mais duas nomeações de bispos para o Brasil.
Papa Francisco nomeou o padre Onécimo Alberton como bispo da diocese de Rio do Sul, em Santa Catarina, e o padre Adelar Baruffi como bispo da diocese de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.
Os dois nomeados atuam em dioceses do sul do País. Padre Onécimo ocupava atualmente a função de pároco da paróquia São Paulo Apóstolo em Criciúma (SC), e padre Adelar estava exercendo seu ministério sacerdotal como vigário da paróquia Santo Antônio em Bento Gonçalves, na diocese de Caxias do Sul (RS).
A nomeação para a diocese de Rio do Sul foi motivada pelo pedido de renúncia apresentado por dom Augustinho Petry, que completou 76 anos em agosto passado. Dom Augustinho assumiu a diocese em 2008. Padre Onécimo, depois de ordenado bispo, será o quarto bispo de Rio do Sul.
Em entrevista à Diocese de Criciúma, padre Onécimo também comentou a nomeação para o espiscopado:
"Abraço esta nova missão contando com o carinho, apoio e solidariedade do Povo de Deus das comunidades e paróquias que compõem a Diocese de Rio do Sul, do presbitério, dos religiosos e religiosas, dos futuros irmãos no episcopado, de Dom José e Dom Augustinho, bispos eméritos. Com o auxílio de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e com ajuda da Igreja, acolho como projeto de vida para esta nova missão as palavras do Evangelho: 'Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve' (Lc 22, 27c)", assinalou o futuro bispo.
Padre Adelar Baruffi, em seu perfil na rede social Facebook, também manifestou a alegria pela nomeação, destacando a confiança nos planos de Deus para a sua missão e vocação.
"Neste dia em que recebi do Papa Francisco a nomeação para exercer o ministério episcopal na Diocese de Cruz Alta, dirijo-me a vós para a todos saudar. Expresso minha felicidade e alegria de, logo mais, estar com vocês, como um irmão na fé e com a missão de pastor. Recordei-me, nestes dias, várias vezes, das palavras de nosso Papa: “Deus nos surpreende sempre, rompe os nossos esquemas, põe em crise os nossos projetos e nos diz: confia em Mim, não tenhas medo, deixa-te surpreender, sai de ti mesmo e segue-me!”. Sem ainda compreender tudo, confio que Deus é fiel e que não me faltarão as graças necessárias para que eu possa cumprir bem a missão de pastorear esta porção do povo de Deus. Tenho certeza que, assim como vocês rezaram, assistidos pelo Espírito Santo, patrono da Diocese, 'pastor e rebanho unidos pelo vínculo da caridade poderão se empenhar na edificação de uma Igreja viva e dinâmica'", destacou.
Padre Adelar será ordenado bispo no dia 7 de março de 2015, com celebração marcada para às 9h30, no Santuário Diocesano Santo Antônio, em Bento Gonçalves (RS).
Padre Onécimo Alberton
Padre Onécimo nasceu em 16 de fevereiro de 1965, em Orleans (SC). Aos 11 anos, já cursava o ensino fundamental no Seminário São José da Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo, sediado em sua cidade natal. Após cursar a Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 27 de setembro de 1992, para a diocese de Tubarão (SC). Na vida presbiteral, exerceu atividade como pároco de Cocal do Sul de 1993 a 2001, e reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis (SC), no período de 2002 a 2011. Padre Onécimo possui mestrado pelo Pontifício Instituto de Espiritualidade de Roma e pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viamão (RS). Também foi aluno do Colégio Pio Brasileiro, em Roma.
Padre Adelar Baruffi
Natural de Coronel Pilar,nasceu em 19 de outubro de 1969. Ingressou no seminário aos 15 anos. Possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995. É mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma. Em sua trajetória, padre Adelar dedica-se à formação sacerdotal há 15 anos. Atuou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu por oito anos. Foi reitor do Curso Propedêutico e auxiliar no Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, por três anos. Também exerceu a mesma função, no Seminário Maior São José, em Caxias, durante quatro anos.
Confira nos links a saudação da CNBB aos novos bispos brasileiros:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.