Por Redação A12 Em Igreja

Pastoral da Criança comenta importância da nova caderneta da gestante

capa_cadernta_gestanteO Ministério da Saúde já está distribuindo em alguns locais a nova “Caderneta da Gestante”, rata-se de uma iniciativa em conjunto com as Secretarias Estaduais, Municipais e do Distrito Federal.

A caderneta apresenta diversas informações importantes,a lém de ser um documento importante no pré-natal que vai registrar dados da saúde da mãe.

A enfermeira Regina Reinaldin da coordenação nacional da Pastoral da Criança em entrevista ao Portal A12.com falou da importância da nova caderneta e a contribuição para o trabalho da pastoral.

A12 - O que a nova caderneta da gestante traz de novidade, contribuindo para o pré-natal?

Regina Reinaldin - A caderneta possui muitas informações importantes para as mulheres em período gestacional, como: informações sobre a identificação dos pais; os direitos antes e depois do parto; o cartão de consultas e exames (com espaço para anotações); informações e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê; dicas para uma gravidez saudável; sinais de alerta; cuidados de saúde; o parto e o pós-parto; dicas sobre amamentação; esclarecimentos sobre a importância e o processo de retirada do primeiro registro de nascimento. Além de um espaço especial para a foto do bebê e para anotações pelos futuros pais.

A12 - Como a gestante deve utilizar a caderneta?

Regina Reinaldin - Com esta caderneta, a gestante terá informação para tirar dúvidas sobre todo o período gestacional. Ela também tem espaço para anotar seus sentimentos.

A12 - Para a Pastoral da Criança, o que essa caderneta vem a acrescentar ao trabalho pastoral?

Regina Reinaldin - A caderneta é um instrumento essencial para que mãe e bebê alcancem o momento do parto com saúde e segurança. Ela vem afirmar as orientações que as líderes da Pastoral da Criança transmitem: que a gestante tem o direito de ter um pré-natal, um parto e um pós-parto de qualidade no serviço de saúde.

Imagem de: Ministério da Saúde

pagina_caderneta

Página interna da nova Caderneta da Gestante

 

A12 - É importante guardar a caderneta depois do parto? Por quê?

Regina Reinaldin - Como ela contém exames e vacinas, informações sobre o desenvolvimento do bebê, como tirar a certidão de nascimento do filho, cuidados no pós-parto, entre outros, são dados que a mãe pode vir a precisar. E faz parte da história dela e de seu bebê. É um documento que vai ajudar a contar essa história.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.