A tradição de vestir crianças como santos da Igreja Católica é muito antiga. Não há dados precisos sobre como começou.
O costume vem da devoção popular e nunca foi obrigatório ou institucionalizado, nem mesmo é uma catequese oficial que a Igreja educa ou orienta.
Leia MaisComo ensinar a fé para as crianças?A partir de quando as crianças podem se confessar?Para o missionário redentorista Padre Luiz Camilo Júnior C.Ss.R., esse costume brota da espontaneidade e da fé das pessoas. Mas acima de tudo, tem significados maiores do que possamos imaginar.
“Muito mais que vestir crianças pra enfeitar uma procissão ou pagar uma promessa, é expressão da fé dos pais, que querem permitir aos filhos que tenham uma identidade com aquele santo e que eles tragam para os filhos exemplos de bondade, de confiança em Deus e de fé”.
Normalmente, os pais vestem as crianças como fruto de alguma promessa que fizeram. O intuito mais comum é expressar gratidão por uma graça alcançada.
É mais comum vermos crianças trajadas como os santos tradicionais, como por exemplo São Benedito, Santa Terezinha, São Geraldo Majela, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora Aparecida. “É expressão da fé que primeiramente revestiu os corações dos pais”, opina Padre Camilo.
De acordo com o religioso, o mais curioso é que a roupa na criança não significa uma graça que o pai ou a mãe alcançaram na própria vida, mas uma graça que eventualmente possa ter sido alcançada pela vida do filho.
Pode-se afirmar que toda essa simbologia e tradição pode ir muito além, pois ao vestir a criança com a roupa dos santos, pode-se dizer que ali se realiza uma catequese.
São pais querendo ensinar crianças sobre a fé, ou que eles podem ser capazes de alcançar graças e superar dificuldades que vão encontrar na vida e que, no futuro, quando forem adultos, poderão ser mais fortes.
Confira a história de Nossa Senhora Aparecida contada por crianças:
Amanda Françozo lança e autografa “Pare, Pense, Reflita” na Bienal do Livro
Apresentadora da TV Aparecida, Amanda Françozo autografa novo livro "Pare, Pense, Reflita" e tem contato com os fãs na Bienal do Livro SP.
Quando a inteligência artificial dá rostos aos santos
Descubra como a inteligência artificial está trazendo à vida os rostos dos santos católicos. Conheça o trabalho de Franck Galbavy, que usa IA para criar imagens realistas no Instagram.
Invoque Nossa Senhora das Dores como companheira das tribulações
Conheça um trecho da Novena de Nossa Senhora das Dores lida pelo missionário redentorista, Ir. Marco Lucas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...