São João Maria Vianney é o padroeiro dos sacerdotes, mas ele também é conhecido como Cura d’Ars. Isso porque ele foi pároco da pequena cidade de Ars, na França.
O termo “Cura d'Ars” vem de “curé d'Ars” em francês, que significa “pároco de Ars”. “Curé” é um título usado para intitular um sacerdote responsável por uma paróquia.
João Maria Vianney nasceu na França, em 1786. Foi batizado com o nome de João e acrescentou Maria, porque era muito devoto de Nossa Senhora. Nasceu em uma família simples e profundamente religiosa, manifestando desde cedo o desejo de servir a Deus e aos seus irmãos em Cristo. Seu caminho para o sacerdócio foi marcado por desafios e superação.
Ele era conhecido por sua humildade, reconhecendo sua fraqueza e dependência de Deus. Seu lema, “Deus me deu a tarefa de cuidar de almas”, mostrava sua compreensão do papel do sacerdote como mediador entre Deus e os homens.
João Maria Vianney era venerado por sua profunda dedicação ao ministério pastoral e sua vida exemplar de santidade e oração. Sua fama como confessor e seu zelo na administração dos sacramentos atraíram muitos fiéis para sua paróquia, e ele se tornou um modelo de virtude para os sacerdotes e leigos. Leia MaisS. Vianney e o homem que “olhava para ele”
Todos os dias, muitas pessoas de toda a França percorriam longos caminhos para confessar-se com ele, tornando Ars conhecida como o “grande hospital das almas”. O padre jejuava e vigiava para auxiliar os fiéis a expiar seus pecados. Um dia, ele disse a um colega: “Dou aos pecadores uma pequena penitência e faço o resto por eles”.
Então, o termo “Cura d'Ars” refere-se ao papel de João Maria Vianney como pároco de Ars e também à sua reputação de santidade e dedicação pastoral que transcendeu as fronteiras de sua pequena cidade.
Fonte: CNBB, Vatican News, O São Paulo,
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.