Igreja

Por que São João Maria Vianney é chamado de “Cura d'Ars”?

Linkedin

Escrito por Laís Silva - Editado por Giovana Marques

02 AGO 2024 - 09H46 (Atualizada em 04 AGO 2026 - 11H35)

IA

São João Maria Vianney é o patrono dos sacerdotes, mas ele também é conhecido como Cura d’Ars. Isso porque ele foi pároco da pequena cidade de Ars, na França.

O termo “Cura d'Ars” vem de “curé d'Ars” em francês, que significa “pároco de Ars”. “Curé” é um título usado para intitular um sacerdote responsável por uma paróquiaRefere-se ao papel de João Maria Vianney como pároco de Ars e também à sua reputação de santidade e dedicação pastoral que transcendeu as fronteiras de sua pequena cidade.

João Maria Vianney nasceu na França, em 1786. Foi batizado com o nome de João e acrescentou Maria, porque era muito devoto de Nossa Senhora. Nasceu em uma família simples e profundamente religiosa, manifestando desde cedo o desejo de servir a Deus e aos seus irmãos em Cristo. Seu caminho para o sacerdócio foi marcado por desafios e superação.

Ele era conhecido por sua humildade, reconhecendo sua fraqueza e dependência de Deus. Seu lema, “Deus me deu a tarefa de cuidar de almas”, mostrava sua compreensão do papel do sacerdote como mediador entre Deus e os homens.

João Maria Vianney era venerado por sua profunda dedicação ao ministério pastoral e sua vida exemplar de santidade e oração. Sua fama como confessor e seu zelo na administração dos sacramentos atraíram muitos fiéis para sua paróquia, e ele se tornou um modelo de virtude para os sacerdotes e leigos. 

Todos os dias, muitas pessoas de toda a França percorriam longos caminhos para confessar-se com ele, tornando Ars conhecida como o “grande hospital das almas”. O padre jejuava e vigiava para auxiliar os fiéis a expiar seus pecados. Um dia, ele disse a um colega: “Dou aos pecadores uma pequena penitência e faço o resto por eles”.

Pastor, pregador e confessor

João Maria era reconhecido como um verdadeiro pastor em Ars, que ia ao encontro de cada ovelha. Ele se aproximava pessoalmente e rezava por cada filho espiritual. 

Apesar da dificuldade para o aprendizado, o sacerdote sabia muito bem propagar a mensagem do Evangelho. Embora não fosse tão bom para escrever, deixou sermões que falam de uma conversão sincera e aquecem os corações. 

Foi mais um sacerdote santo, conhecido pelas horas que dedicou aos fiéis no confessionário, assim como São Padre Pio. Além disso, tinha sensibilidade para identificar entre as pessoas aquelas que mais tinham urgência em receber o sacramento

Por fim, pode-se destacar que Cura D'Ars tinha grande devoção à Nossa Senhora. Dentre suas falas estavam: "começara a amar a Mãe de Deus mesmo antes de conhecê-la" e que "o terço valia mais que mil sermões"

LEIA TAMBÉM:

+ O dia em que o Papa Leão XIV disse sim ao sacerdócio

Fonte: CNBB, Vatican News, Minha Biblioteca Católica

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail