A Igreja iniciou o fechamento das Portas Santas nas Basílicas Papais de Roma, marcando a reta final do Jubileu da Esperança. Os ritos solenes assinalam o encerramento de um tempo especial de graça que mobilizou milhões de peregrinos em todo o mundo.
O primeiro fechamento ocorreu na tarde de 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor, na Basílica de Santa Maria Maior. Já nes te sábado (27) foi fechada a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, Catedral do Bispo de Roma.
No último dia 25 de dezembro, em meio à chuva que caía sobre Roma, as badaladas do antigo sino Sperduta acompanharam o fechamento da Porta Santa da Basílica Liberiana. O rito foi presidido pelo cardeal arcipreste Rolandas Makrickas, diante de numerosos peregrinos reunidos no templo mariano.
“Ao fecharmos esta Porta Santa, acreditamos que o coração do Ressuscitado, fonte inesgotável de vida nova, permanece sempre aberto para aqueles que nele esperam”, afirmou o cardeal.
Em silêncio, Makrickas subiu os degraus, ajoelhou-se no limiar da porta em oração e realizou o fechamento solene. A Porta Santa havia sido aberta em 1º de janeiro de 2025. A escolha do dia 25 de dezembro está ligada à própria basílica, que conserva as relíquias da Manjedoura do Menino Jesus.
Durante a missa, o cardeal destacou que “o que se fecha não é a graça divina, mas um tempo especial da Igreja”, recordando que a verdadeira Porta Santa é a do coração, chamada a se abrir à Palavra, à acolhida do outro e ao perdão. O Jubileu, afirmou, deve ser traduzido em oração, atenção aos pobres e compromisso concreto com a fraternidade, para ser uma Igreja “com o Evangelho nas mãos e o irmão no coração”.
São João de Latrão: legado de misericórdia
Na manhã deste sábado (27) o fechamento da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão foi presidido pelo cardeal Baldassare Reina, vigário do Papa para a Diocese de Roma. Em silêncio e oração, o cardeal realizou o rito, seguido por gestos de recolhimento dos fiéis.
“Hoje, ao fecharmos a Porta Santa, elevamos um hino de ação de graças ao Pai por todos os sinais do seu amor por nós, enquanto guardamos em nossos corações a certeza e a esperança de que o seu abraço de misericórdia e paz permanece aberto a todos os povos”, afirmou.
Durante a Santa Missa, o cardeal convidou os fiéis a se tornarem “ministros da misericórdia de Deus”, especialmente em uma cidade marcada por desigualdades, solidão e perda da esperança.
Em Santa Maria Maior, o cardeal Makrickas recordou ainda a singularidade do Jubileu da Esperança, vivido sob dois pontificados. Iniciado pelo Papa Francisco e continuado por Leão XIV, o Ano Santo expressou a continuidade da vida da Igreja, que “nunca se interrompe”, porque “o Senhor nunca abandona a sua Igreja”.
Próximos fechamentos
Com o fechamento das Portas Santas de Santa Maria Maior (25 de dezembro) e de São João de Latrão (27 de dezembro), o Jubileu segue para sua etapa final.
No domingo, 28 de dezembro, Festa da Sagrada Família, será fechada a Porta Santa da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, com Santa Missa presidida pelo cardeal James Michael Harvey.
O encerramento definitivo será realizado em 6 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, quando será fechada a Porta Santa da Basílica de São Pedro.
add Leia também: Esperança conduziu o ano de 2025 na Igreja
Fonte: Vatican News
Sagrada Família, fé e coragem no caminho do exílio
Neste domingo, somos convidados a fazer de nossas casas espaços de amor, reconciliação e presença de Deus, apesar dos desafios que surgem no cotidiano.
Papa Leão XIV celebra sua 1ª Missa do Galo no Vaticano
Na primeira Missa do Galo de Papa Leão XIV, a celebração eucarística marca o Natal no Vaticano com mensagem de esperança, dignidade humana e luz para o mundo.
Sobre o verdadeiro Natal: teologia, tradição e símbolos
Conheça o livro que convida a redescobrir o verdadeiro sentido do Natal, seus símbolos, tradições e valores de fé, para além do consumismo que marca este tempo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.