“Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho” (Mc 1,15)
Desde a Quarta-Feira de Cinzas, estamos vivendo o período que antecede a principal celebração da Igreja Católica: a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, em que intensificamos nossa vida espiritual com práticas penitenciais e um sincero desejo de conversão.
É o tempo para examinarmos nossa consciência, ordenar nossas más inclinações e buscarmos ainda mais as coisas do Céu.
Aqui no A12 você irá aprender com mais detalhes sobre as principais práticas quaresmais: o jejum, a esmola e a oração e, por isso, fazemos as penitências, ou seja, arrepender dos nossos pecados, sentir dor por ofender Deus e se esforçar para combater de maneira prática as más tendências da nossa alma.
Mas, uma dúvida sempre aparece neste tempo: Devo fazer penitência aos domingos na Quaresma? Para o A12, o Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, esclarece para nós.
“Na Exortação Apostólica sobre a alegria cristã (Gaudete in Domino, de 1975), o Papa São Paulo VI nos pede que no domingo, dia do Senhor, a Igreja testemunhe vigorosamente a alegria experimentada pelos Apóstolos, quando viram o Senhor na tarde do dia de Páscoa. Por isso, olhando por esta perspectiva de fé, o domingo cristão é verdadeiramente 'fazer festa', em um dia dado por Deus ao homem para o seu pleno crescimento humano e espiritual.
Dessa forma, o domingo não é um dia penitencial. Como regra geral, portanto, não é aconselhável que acrescentemos, neste dia, mortificações à nossa lista de penitências, mas também não é pecado fazer os exercícios quaresmais, apenas não é aconselhável pelo caráter celebrativo e o sentido do domingo”.

O sacerdote ainda orienta que é preciso lembrar-se das nossas fragilidades e da constante necessidade de mortificações que nos ajudam a reparar os nossos erros e desvios de caminho e conduta.
“Seja no tempo litúrgico da Quaresma, unidos a toda a Igreja, seja em um tempo de purificação pessoal, vivido de modo particular, não só é possível, como muito agradável a Deus, continuarmos a viver nossos propósitos de penitência também durante os domingos. Deus se alegra e muito com quem está lutando para voltar à Sua graça, Sua amizade e caminhar junto Dele, até o dia em que teremos a verdadeira alegria definitiva: na Páscoa eterna no Céu”.

O essencial é não se esquecer do verdadeiro sentido da penitência, que é totalmente interior, um desejo profundo de não ferir o coração de Deus com os nossos pecados. Estas práticas devem servir para vencer os pecados que mais cometemos. E assim como fizemos para produzir este conteúdo, ressaltamos a importância de buscar um sacerdote para escolher bem a penitência, pois ele pode te ajudar a encontrar penitências eficientes que gerem frutos santos e duradouros.
A penitência nos coloca a caminho e em relacionamento com o Senhor, caminho da santidade de vida, é um retorno constante a Deus através do relacionamento íntimo que se dá pela escuta da Palavra, dos sacramentos, da partilha do pão, e, sobretudo, do amor a Deus e aos irmãos. Peçamos ao Senhor Jesus, que Ele nos ajude a viver este tempo precioso com atitude e disponibilidade para a oração, jejum e caridade, e cultivar a piedade e penitência como caminho de conversão e santidade de vida.
Irmã Custódia Cardoso fala mais sobre o jejum e a abstinência
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.