A condução eficaz de uma pastoral demanda organização e estratégia. Seja ela qual for, todos os responsáveis, principalmente os coordenadores, precisam vivenciar as “esclarecedoras” ou “temidas” reuniões, a depender de como são conduzidas.
Reuniões são necessárias. Contudo, para que elas cumpram a finalidade de manter “vivas” as ações pastorais, devem ser realizadas da forma correta. Mas qual é a maneira adequada?
Segundo o Padre José Carlos Pereira, CP, sacerdote passionista, uma boa reunião é aquela que possui um planejamento prévio com pauta e objetivos claros, participação das pessoas certas e uma condução organizada e objetiva.
Para tornar mais claro e facilitar o dia a dia das pastorais, elencamos 5 passos fundamentais, conforme o padre José, para reuniões mais produtivas.
Uma boa reunião começa antes mesmo da hora marcada. Se o coordenador não fizer o primeiro passo prévio de planejar, pode acabar tornando o encontro ineficaz e fazer todos perderem tempo.
Por isso, antes de tudo, avalie se a reunião é necessária ou se as questões pendentes podem ser resolvidas de outros modos mais simples. Vendo a real necessidade, defina de forma clara os objetivos em uma pauta.
Pauta pronta? É hora de solicitar aos demais participantes (que devem realmente ser envolvidos) outros dados para que você ajuste a pauta com antecedência.
Se o assunto diz respeito apenas aos coordenadores, não há por que convidar uma pessoa que não esteja diretamente envolvida com as decisões a serem tomadas. Por isso, chame apenas os participantes necessários, informando horário e local.
Vale ressaltar que é dever do coordenador garantir pontualidade. Se ele mesmo não cumpre o horário, seja para iniciar, seja para finalizar a reunião, prejudica o andamento das ações, além de causar um desconforto em todos.
Obs.: Mesmo com a data agendada, vale lembrar os participantes do compromisso alguns dias antes, lembrando o horário, local e objetivos.
Ao dar início ao encontro, comece com o acolhimento e oração. O coordenador ou responsável deve desejar boas-vindas e conduzir uma prece. Depois, leia o conteúdo da pauta e, com objetividade, passe por cada assunto na ordem definida.
A cada tópico abordado, dê abertura para a participação e consideração de todos. Ouvir a opinião das pessoas é importante para que possam dar a sua contribuição. Se necessário, dê feedbacks após as colocações.
Caso alguém porventura desvie do assunto discutido no momento, o coordenador deve agir, com delicadeza, para trazer a conversa para de volta o objetivo.
Obs: Cabe ao coordenador zelar pelo foco da reunião. Por isso, peça a colaboração de todos para evitar o uso de celular.
Por fim, é fundamental definir responsáveis e prazos para os objetivos traçados.
É necessário também registrar uma síntese de todo o conteúdo discutido na reunião em “Ata”. “Toda pastoral deve ter um livro com tais registros”.
Encerre a reunião com uma oração final.
Você já seguia esse passo a passo? Para caminhar em comunhão, é importante executar boas reuniões na sua pastoral. Este é um momento de tomar decisões em conjunto, avaliar como andam as atividades e redirecionar os caminhos para uma evangelização mais efetiva na comunidade.
Se você gostou das dicas, compartilhe com mais pessoas da sua pastoral!
add_box II Encontro Sinodal Nacional reforça o compromisso da Igreja
Novena da Saúde na companhia de Maria, Saúde dos Enfermos
Nossa Senhora é conhecida também pelo título de "Saúde dos Enfermos". Contemos com a sua intercessão para pedir a saúde do corpo e da alma por meio da Novena.
Audiência Geral: Papa diz que Cristo nos torna amigos de Deus
Inspirado pela Constituição Dei Verbum e o Evangelho de João, Papa Leão XIV explica como Jesus transformou a relação com Deus em uma amizade.
Às margens do Jordão, cristãos recordam o batismo de Jesus
Fiéis de diversas cidades celebraram o Batismo do Senhor em Qasr al-Yahud, local tradicional do batismo de Jesus, renovando a fé às margens do Rio Jordão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.