Durante o mês de julho, o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), espera receber milhares de fiéis para a 34ª edição da Festa em honra à primeira Santa que viveu no Brasil. Isso pelo fato de celebrarmos sua memória no dia 9 de julho, especialmente neste ano Jubilar da Esperança.
O mês festivo é uma ocasião para fortalecer a fé e homenagear Santa Paulina, conhecida por sua entrega ao próximo, amor ao Evangelho e dedicação a Deus. Para muitos devotos, o evento também representa um reencontro com a espiritualidade e um tempo de renovação interior no Santuário.
Segundo Irmã Helena Rosa, diretora do Santuário, a festa é um tempo de reencontro com a espiritualidade. O reitor, Padre Presentino Rovani, reforça o convite aos devotos: “É um verdadeiro encontro com o amor de Deus por meio do testemunho de Santa Paulina”.
Padre Presentino afirmou que muitos corações feridos chegam ao Santuário, principalmente pela dificuldade em viver com dignidade neste mundo conturbado. A fé de muitos, é abalada na luta pelo sustento, moradia e saúde.
"A luta por sustento, pela moradia, pela saúde, tem levado muitos ao desânimo, fragilizando o amor entre as pessoas e até mesmo a crença de que Deus está conosco" disse.
Nesse cenário, o reitor aponta a vida de Santa Paulina como um "farol de esperança e caridade" ao afirmar que ela nos ensina a cicatrizar essas feridas de três maneiras:
"Muitos, em sua dor, esperam que Deus resolva tudo sozinho. Santa Paulina nos lembra que as soluções vêm da obediência à Palavra de Deus, da fidelidade à prática do amor, que é o centro de nossa fé, e da certeza de que Deus conta com cada um de nós. Ele nos convoca a agir, a enfrentar as feridas que machucam nossas vidas".
"Santa Paulina foi um testemunho vivo de sensibilidade profunda. Ela compreendeu as misérias de seu tempo. Ela nos inspira a ir ao encontro do outro, especialmente daqueles que não podem se bastar por si mesmos, revelando o amor de Cristo, na prática da caridade."
"Madre Paulina foi uma mulher de muita esperança. Sua vida foi um exemplo de força e vocação, enfrentando os desafios do século XIX, cuidando dos abandonados após a libertação dos escravos. Ela nos mostra que a esperança não é uma espera passiva, mas uma ação corajosa, que nos impulsiona a superar os limites e a realizar a vontade de Deus em nossas vidas."
"Jamais desanimemos, embora venham ventos contrários", essa frase de Paulina é um forte sinal de esperança a cada um de nós, especialmente neste ano Santo. E o padre acrescenta que visitar um Santuário como o de Santa Paulina é se abrir às graças deste tempo como receber a indulgência plenária.
::. O que é uma indulgência e como recebê-la?
"Paulina soube navegar em seu tempo com poucas palavras e muita ação. Ela era capaz de reconhecer o rosto de Deus no próximo, o que a impulsionou a amar a todos. Sua atenção se voltava, de forma especial, para os mais desprotegidos. Lembro que, na época, muitas mães morriam no parto; Paulina acolhia essas crianças e bebês durante o dia, permitindo que os pais pudessem trabalhar e sustentar suas famílias." conclui Ir. Helena Rosa, diretora do Santuário.
O tema “Com Santa Paulina somos sinais de amor e esperança”, inspirado no lema bíblico: “Enquanto há vida, há esperança” (Ecl 9,4), guiará a programação da 34ª edição da Festa, que inclui novenas, missas, procissões e encontros especiais que celebram o legado de fé e caridade deixado pela santa.
As atividades começam hoje, 1º de julho, com a novena diária na Capela Nossa Senhora de Lourdes, às 19h, com transmissão on-line pelas redes sociais do Santuário de Santa Paulina. A programação litúrgica se estende até o fim do mês, com destaque para o dia 13, quando ocorre a procissão às 9h, seguida de missas ao longo do dia.
Outros momentos especiais do mês incluem o Jubileu dos Catequistas da Arquidiocese de Florianópolis, o Retiro da Família dos Missionários, encontros com o Terço dos Homens e Mulheres, celebrações com a Pastoral da Pessoa Idosa e o encerramento dedicado às vocações.
A programação completa está disponível nas redes sociais do Santuário.
📲 Informações e agendamento de excursões: WhatsApp (48) 3267-3030.
Leia ➕ Conheça o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento (SC)
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.