A Santa Sé deu uma nova orientação aos católicos nos Estados Unidos, que devem continuar a participar da Santa Missa em dias de preceito, mesmo quando forem transferidos para uma segunda-feira ou sábado. Leia MaisCongresso Eucarístico dos EUA: “Jesus não se cansará de vir até nós”Primeiro santo dos EUA é um redentorista: missionário dos imigrantes
A decisão revê uma prática estabelecida há anos na Igreja dos EUA, onde nas normas complementares, a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, em inglês) estipula que, quando alguns dias festivos caem em um sábado ou segunda-feira, há uma dispensa para a obrigação de participar da Celebração Eucarística nesses dias.
Nesse contexto, neste ano o dia 8 de dezembro, dia santo de preceito em honra à Solenidade da Imaculada Conceição, vai cair no segundo domingo do Advento.
Por isso, a USCCB alterou a data celebração para segunda-feira, 9 de dezembro. Nas suas normas complementares, a USCCB não inclui a Imaculada Conceição como uma Solenidade para a qual a dispensa geralmente se aplica.
No entanto, o calendário litúrgico deste ano afirma que “a obrigação de participar da Missa… não é transferida” para segunda-feira, 9 de dezembro.
Contudo, o Dicastério para Textos Legislativos da Santa Sé, em resposta ao bispo de Springfield, Illinois, Dom Thomas Paprocki, declarou que todas as solenidades envolvidas “são sempre dias de preceito… mesmo quando há a transferência da festa mencionada anteriormente”.
Dom Paprocki, que preside o comitê de assuntos canônicos e governança da Igreja da USCCB, escreveu à Santa Sé em julho buscando orientação sobre se o preceito de participação na Missa também se transfere quando a data da solenidade é alterada.
O prefeito do Dicastério, Dom Filippo Iannone, respondeu que “a festa deve ser observada como um dia de preceito no dia para qual for transferida”. Disse também na carta que determinados dias festivos são estabelecidos pela lei canônica como dias de preceito. Esses dias “devem ser observados” e “o cânone não prevê exceções”, afirmou.
Quanto às pessoas que não puderem comparecer à Missa por uma “causa grave”, como doença, Dom Filippo orientou que está dispensado, pois “ninguém está vinculado ao impossível”.
Dias de preceito da Igreja, inclusive no Brasil:
- Todos os domingos do ano;
- A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro;
- Corpus Christi, na quinta-feira após a oitava de Pentecostes;
- A Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no dia 8 de dezembro;
- O Natal, em 25 de dezembro.
Além disso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a autorização da Santa Sé, transfere algumas Solenidades que caem durante a semana para o domingo seguinte.
add_box Em quais dias é obrigatório participar da Santa Missa?
Fonte: ACI Digital
A Quinta-feira Santa do Papa sugere renovar o “sim” e a paz
Nas celebrações da Crisma e do Lava-pés, Leão XIV destaca três pilares da missão cristã e provoca reflexão sobre unidade, serviço e fidelidade.
Nós ressuscitamos com Cristo
Explore o significado da Ressurreição de Cristo hoje. Baseado nas palavras do Papa Leão XIV, o texto reflete sobre fé, fraternidade universal e a busca pela paz.
Conheça São Benedito e a comemoração de seus 500 anos
Confira a programação completa da festa de São Benedito em Aparecida e conheça a inspiradora história do santo do povo e missionário do amor. Leia na íntegra!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.